Vocações: Reitor do Seminário de Portalegre-Castelo Branco destaca importância da instituição

Padre Emanuel Matos Silva convida a «clarificar» visões sobre a formação dos novos padres

Portalegre, 06 nov 2020 (Ecclesia) – O reitor do Seminário Diocesano de Portalegre-Castelo Branco, padre Emanuel Matos Silva, considera que a Semana dos Seminários (01 a 08 de novembro) é uma ocasião para refletir esta instituição e o “clarificar na sua situação e missão”.

Na sua mensagem para a Semana dos Seminários, o padre Emanuel Silva descreve a realidade vocacional na Diocese de Portalegre-Castelo Branco que tem “atualmente três seminaristas”, um no Seminário de São José e dois no Seminário dos Olivais, Patriarcado de Lisboa.

Num tempo, em que a vida parece “não se decidir já por vocação”, a referência aos seminários na comunidade cristã “quase parece, cada vez mais, residual”.

“Desejam-se padres, mas muito ‘à la carte’ e, às vezes, ‘impondo-lhes’ um estilo ‘bibelot’ para batizados, casamentos, funerais e outros acompanhamentos, criando propostas paralelas ou alternativas ao esforço genuíno dos próprios e à caminhada formativa, tocando a duplicidade que acabará por esgotar (esvaziar) os próprios intervenientes”, lamenta o padre Emanuel Silva.

O Seminário é um processo, uma caminhada a partir da existência de cada um que “implica discernimento espiritual, perceção dos lugares da vida, decisões e compromissos”, refere.

Quem entra num Seminário está disposto a esta caminhada “pautada pela convivência com Cristo e a Igreja” através da comunidade em que se insere.

“Não está em causa uma santidade medida em polegadas, a construção do eclesiástico de sucesso, o eficaz animador de multidões, o líder de opiniões, a estrela mediática de quem se arrancam sempre palavras a baixíssimo custo”, escreve o reitor.

Com o tema ‘Jesus chamou os que queria e foram ter com Ele’ (Mc. 3,13) a Igreja celebra, este ano entre 01 e 08 de novembro, a Semana dos Seminários que pretende “sensibilizar toda a comunidade cristã para a experiência formativa dos que Jesus um dia chamou a serem padres”, lê-se na nota.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top