Vocações: O sacerdote «é um servidor da comunidade cristã», assinala o padre António Janela (c/vídeo)

Quatro padres, com diferentes vivências, partilham a vocação na semana de oração

 Lisboa, 22 abr 2021 (Ecclesia) – O padre António Janela, sacerdote há 56 anos, afirmou que esta vocação é importante para a Igreja e para o mundo porque o “padre é, antes de mais, um servidor da comunidade cristã”.

“Da comunidade cristã que está aberta e ao serviço da transformação deste mundo para que ele seja manifestação do reino de Deus”, acrescenta o sacerdote da Diocese de Lisboa.

O padre António Janela refere que a vocação como “o chamamento que a Igreja faz a um batizado” para que se empenhe no ministério sacerdotal.

“Todos nós pelo batismo somos um povo de sacerdotes, de profetas e de reis servidores, mas alguns são chamados ao serviço deste povo de Deus”, assinala.

A Igreja Católica em Portugal está a celebrar a Semana de Oração pelas Vocações, com o tema ‘sonhar os sonhos de Deus’, até ao Domingo do Bom Pastor, este ano no dia 25 de abril.

O padre Nuno Amador, sacerdote há 16 anos, assinala que o padre é aquele que em “nome de Deus” conduz o “rebanho que é a Igreja e que é para ele lugar dessa graça sacramental do próprio Deus”.

“A Igreja e o mundo precisam dessa proximidade de Deus, da presença sacramental de Deus, da Eucaristia, da misericórdia”, refere o presbítero que também é da Diocese de Lisboa,

Com dois anos de ordenação, o padre Tiago Esteves considera a vocação sacerdotal importante porque é ser “testemunha da esperança e do amor de Deus pelo mundo”.

“Hoje, mais do que nunca, o mundo e a Igreja precisam de alguém que saiba acolher, de alguém que saiba escutar, precisam de alguém que saiba amar verdadeiramente sem julgar”, acrescenta o padre Rui Ruivo da Diocese de Leiria-Fátima.

“É uma descoberta que se faz no discernimento da nossa própria vida. Deus chama-nos antes de nós o chamarmos”, concluiu o padre António Janela.

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, dos bispos portugueses, disponibilizou diversos materiais para a vivência e divulgação da Semana de Oração pelas Vocações 2021, propondo também que em cada dia desta semana se reze por uma vocação específica, hoje é pelos sacerdotes.

O 58.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações celebra-se este domingo, o quarto da Páscoa, com o tema ‘São José: o sonho da vocação’, escolhido pelo Papa Francisco.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top