Papa relembrou «cultura do provisório» que dificulta adesão
Cidade do Vaticano, 21 abr 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco manifestou hoje o seu apreço pelo “compromisso estável” dos seminaristas da Comunidade do Venerável Colégio Inglês de Roma, que se preparam para o sacerdócio.
“Isso é mais difícil para vocês do que foi para mim, por causa da «cultura do provisório» de hoje em dia”, ressaltou Francisco, na audiência desta manhã, no Vaticano, a um grupo de cerca de 50 pessoas.
“Na vida cristã há um só obstáculo relevante diante de cada um de nós: o medo. Mas podemos superá-lo com o amor, a oração e o bom humor. Desse modo espero que não tenham medo das dificuldades e das provações e da luta incessante contra o pecado”, afirmou aos presentes.
O Papa deu o exemplo de São Tomás de Cantuária, padroeiro do Colégio, que não deixou que os seus pecados e limites fossem um impedimento para “servir a Deus até o fim”.
“Vocês não somente serão capazes de superar os medos, mas ajudarão também os outros a superar os próprios”.
No caminho de superação “é vital durante estes anos de seminário alimentar a vida interior”, indicou, “aprendendo a fechar a porta de sua cela interior a partir de dentro”.
Francisco indicou o serviço ao próximo como sentido para a vocação, vivido em “em colaboração com outros sacerdotes, religiosos e leigos, homens e mulheres”.
“Não somos testemunhas de Cristo para o bem de nós mesmos, mas para os outros, em constante serviço. E nós procuramos oferecer este serviço não por um simples sentimento, mas por obediência ao Senhor, que se ajoelha para lavar os pés dos discípulos”.
LS