Um «trabalho bem feito» garantirá à região «os padres de que precisa», diz o padre José Augusto Rodrigues
Leiria, 14 nov 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima acompanha atualmente cerca de 30 pré-seminaristas a nível local, além de ter outros nove jovens em formação mas no Seminário dos Olivais, em Lisboa.
Em entrevista ao semanário “Presente”, o reitor do Seminário Diocesano de Leiria-Fátima considera estas dezenas de adolescentes e jovens um motivo de esperança, no meio de uma sociedade onde é cada vez menos a disponibilidade para “escutar a voz de Deus”.
Para o padre José Augusto Rodrigues, “dentro das circunstâncias da sociedade e da Igreja de hoje, é mais realista promover e desenvolver o Pré-Seminário para que possa acompanhar bem os adolescentes e jovens que manifestem sinais de vocação”.
“Se este trabalho for bem feito, acredito que a nossa diocese continuará a ter os padres de que precisa”, frisa o sacerdote.
Devido à escassez de vocações, são várias as dioceses que têm os seus seminaristas a estudarem em outras regiões do país, em polos mais centralizados como em Lisboa, Porto e Braga.
No entanto, realça o padre José Augusto Rodrigues, isso não significa que se deva deixar de “visitar com regularidade e acompanhar os seminaristas” ou “manter um diálogo frequente com a equipa formadora do Seminário onde residem”.
Continua a ser também fundamental “promover a sua integração na vida da diocese; organizar as atividades pastorais de fins-de-semana para os mais velhos; ou despertar no clero e nos leigos a necessidade de colaborar com esta causa e de rezar por ela”, salienta o sacerdote.
Até domingo, a Igreja Católica continua a promover a Semana dos Seminários, este ano dedicada ao tema “Servidores da Alegria do Evangelho”.
Uma proposta pastoral inovadora a acontecer na Diocese de Leiria-Fátima, neste campo, é a criação de grupos de leigos, religiosos, sacerdotes dedicados à oração pelas vocações.
“FOS – Família de Oração pelo Seminário”, é esta a designação de um projeto que vai ser apresentado hoje durante uma vigília no Seminário local.
A ideia é que “todos os meses” aconteça uma iniciativa do género – as próximas têm data marcada para 18 de dezembro, 15 de janeiro, 19 de fevereiro, 26 de março, 23 de abril, 21 de maio e 18 de junho.
O dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, padroeira do Seminário de Leiria-Fátima, foi entretanto escolhido como o “Dia FOS” e vai ser uma oportunidade anual dos vários grupos “se reunirem e reforçarem os seus laços de amizade”.
O semanário Presente adianta que quem quiser inscrever-se nesta atividade pode fazê-lo diretamente no Seminário, por correio eletrónico fo.seminario@gmail.com ou através do número de telefone 244832760, com a indicação do “nome, paróquia, e-mail e telefone”.
JCP