Visita da Cruz das JMJ a Portugal

Um dom de Deus à Igreja

Na sua mensagem para a Jornada Mundial da Juventude do Ano 2000, João Paulo II fez uma constatação da riqueza que a Peregrinação da Cruz iniciada em 1984 proporcionara à Igreja. Nessa ocasião, escreveu: «Meus caros jovens: Há quinze anos atrás, ao encerrar o Ano Santo da Redenção, entreguei-vos uma grande Cruz de madeira convidando-vos a levá-la pelo mundo, como sinal do Amor do Senhor Jesus […] Desde então, carregada por braços e corações generosos, faz uma longa e ininterrupta peregrinação através dos cinco continentes mostrando que a Cruz caminha com os jovens e que os jovens caminham com a Cruz. Ao redor da “Cruz do Ano Santo” nasceu e cresceu a Jornada Mundial da Juventude, que é uma significativa “marca no caminho” do vosso itinerário de jovens cristãos […] Como não bendizer o Senhor pelos numerosos frutos suscitados nas pessoas e em toda a Igreja graças às Jornadas Mundiais da Juventude?».

De 8 a 20 de Agosto deste ano, a Igreja em Portugal e toda a sociedade em geral têm a oportunidade de usufruir deste dom de Deus: a Cruz dos Jovens atravessa Portugal continental e o Arquipélago dos Açores, este último pela primeira vez. De facto, em Setembro de 2003, a Cruz passou por Portugal como a chuva sobre a terra, e fez germinar sementes de oração e reencontro com Deus para muitos jovens e comunidades cristãs.

A cruz passará por catorze cidades com a participação de dezasseis dioceses em apenas doze dias. Como da última vez, Viana do Castelo receberá a Cruz apenas duas horas (em 2003, o avião proveniente da Dinamarca atrasou-se um dia e a diocese minhota teve a Cruz pouco mais de uma hora em vez de uma jornada inteira), segue para Braga e daí para Vila Real onde estará em Vigília toda a noite de 8 para 9 de Agosto, quando será entregue a Lamego.

Esta entregará ao Porto e na cidade invicta terá a adoração, ao jeito de Taizé, antes de passar para Aveiro. Na terra dos moliceiros, passará um dia completo, estará em espaço público e aberto e será confiada aos jovens da Guarda e Viseu. Estas duas dioceses engendraram um plano interessante: como o tempo é pouco, a Cruz estará em Fornos de Algodres, território que é diocese de Viseu e distrito da Guarda.

Um grande salto será dado pela Cruz e pelo Ícone mariano que a acompanha para chegar ao Algarve e, em Faro, com grande participação de jovens e turistas, terá a celebração na Sé Catedral.

Nos dias 14 e 15, respectivamente Vigília e Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, a Cruz e o Ícone repousaram no Santuário de Fátima, também com os jovens de Santarém unidos aos de Leiria-Fátima.

A Igreja – também considerada Panteão Nacional desde 2003 por guardar os restos dos primeiros dois reis de Portugal, Dom Afonso Henriques e Dom Sancho -, berço espiritual da santidade de Teotónio e Lisboa e germe da primeira universidade, bem chamada “Santa Cruz de Coimbra” receberá a Santa Cruz das JMJ e daí seguirá para os Claustros da Sé Velha, onde será entregue aos jovens de Lisboa e Setúbal.

Na capital portuguesa, terá uma celebração na Igreja de Nossa Senhora de Fátima e subirá às asas da Força Aérea que a transportarão para o aeroporto baptizado como «João Paulo II» por ter recebido a visita do mesmo Papa em Maio de 1991.

De regresso ao Continente, a Cruz passará apenas na viatura pelo Alentejo pois não foi possível organizar a visita a nenhuma das dioceses da Região.

O Departamento Nacional e os Secretariados Diocesanos de Pastoral Juvenil envolvidos neste acontecimento estão profundamente convictos de que esta visita é um convite à contemplação do amor infinito de Cristo revelado na Cruz.

Além disso é, programaticamente, o início da campanha de inscrições nas dioceses para a Jornada Mundial da Juventude que ocorrerá em Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011, e no qual se esperam largos milhares de jovens portugueses.

Um antigo refrão litúrgico – que não deixará de ser cantado durante estes dias – resume e expressa muito bem o nosso estado de espírito por toda esta Peregrinação da Cruz em Portugal: “Adoramus Te Christe quia per crucem tuam redemisti mundum”.

Ricardo Fernandes, Equipa executiva do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top