Viseu: «Todos temos a missão de melhorar e transformar a vida do outro» – D. António Luciano

Bispo diocesano destacou «valor da vida entregue», no início da Semana Santa

Viseu, 13 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viseu destacou hoje o “valor da vida entregue”, evocando o exemplo de Jesus, no início das celebrações da Semana Santa, a que presidiu na Catedral diocesana.

“Todos nós temos a missão de melhorar e transformar a vida do outro, nem que seja apenas por saber escutar a sua dor e as suas inquietações mais profundas”, referiu D. António Luciano, na Missa de Domingo de Ramos.

Segundo nota enviada à Agência ECCLESIA, o responsável católico apresentou uma reflexão sobre “o valor da vida entregue, do sofrimento aceite livremente e da morte de Jesus, como significado verdadeiro de uma entrega única do amor incondicional, que transforma a vida humana e a sociedade”.

“O exemplo de Jesus, que vem ao nosso encontro agora, como naquela manhã, quando entrou na cidade de Jerusalém, montado num jumentinho, para se encontrar com o seu Povo, que o acolhia com gestos de festa e ramos de palmeira e oliveira, é o grande sinal do seu amor e da esperança de que Ele está sempre connosco, apesar do sofrimento, da dor e da morte e até do abandono dos amigos”, disse.

A celebração teve início no adro da Sé, perante centena de fiéis, onde se procedeu ao rito da bênção dos ramos de loureiro, oliveira e alecrim, entre outros.

Servidor da humanidade, [Jesus] entregou a sua vida por nós, na entrega total à vontade do Pai, em espírito de humildade e compromisso para com os mais frágeis, dando por eles a vida para os salvar”.

D. António Luciano desafiou os participantes a ser “instrumentos da paz e do amor de Cristo Ressuscitado,”, lembrando todos os que sofrem com a guerra, a fome, o desemprego, as desigualdades e as injustiças sociais.

“Este tempo Pascal, duplamente favorecido neste Ano Jubilar da Esperança, deve ser um motivo maior para nos comprometermos connosco, com as nossas ações e com Cristo Ressuscitado, colocando a nossa vida nas suas mãos. Para os cristãos, Ele é a fonte da verdadeira esperança”, realçou.

A Igreja Católica inicia, com a celebração dos Ramos, a Semana Santa, momento central do ano litúrgico, que recorda os dias da prisão, julgamento e execução de Jesus, culminando com a Páscoa, que assinala a ressurreição de Cristo, a mais importante festa do calendário católico.

OC

Partilhar:
Scroll to Top