Skip to content
Agência ECCLESIA
  • #DIOCESES
  • NACIONAL
  • VATICANO
  • INTERNACIONAL
  • AGENDA
  • VIDEOS
    • CONTEÚDOS
      • Nacional
      • Vaticano
      • Internacional
      • Agenda
      • Documentos
      • Entrevistas
      • Opinião
      • Rubricas
      • Obituário
      • Temas
      • Todas as notícias
    • MARCA ECCLESIA
      • Programa ECCLESIA RTP2
      • Programa 70×7 RTP2
      • Programa Antena 1
      • Semanário (Arquivo 2013-2017)
      • Enciclopédia Católica
      • Doutrina Social da Igreja
      • MULTIMÉDIA
        • Videos
        • Audios
        • Fotos
    • APONTADORES
      • Conferência Episcopal
      • Anuário Católico (endereços)
      • Institutos Religiosos (CIRP)
      • Santuário de Fátima
      • Secretariado da Liturgia
      • Comentários às Leituras
      • Breviário | Leituras | Missal
      • Click to Pray
      • Passo-a-rezar
      • Editorial Cáritas
    • CONTACTOS
      • SNCS – Agência Ecclesia
        Quinta do Bom Pastor
        Estrada da Buraca, 8-12
        1549-025 LISBOA
        Tel.: + (351) 218855472
        agencia@ecclesia.pt
      • NEWLETTER ECCLESIA
        mensagem pela manhã
        todas as notícias do dia
      • FICHA TÉCNICA
  • pesquisa
Agência ECCLESIA
  • #DIOCESES
  • NACIONAL
  • VATICANO
  • INTERNACIONAL
  • AGENDA
  • VIDEOS
  • DOCUMENTOS
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
  • RUBRICAS
  • Programa ECCLESIA RTP2
  • Programa 70×7 RTP2
  • RÁDIO – Programa na Antena 1
  • Todas as notícias

Viseu: Tema da pobreza domina XII Fórum Ecuménico Jovem

6 Novembro, 2010 18:32

Iniciativa juntou cristãos de quatro Igrejas presentes em Portugal

Pobreza e exclusão social foram assuntos que dominaram o XII Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), realizado este Sábado, dia 6 de Novembro, em Viseu.

Numa iniciativa subordinada ao tema “Quem é o meu próximo”, cerca de 250 jovens, de diversas religiões e proveniências, mostraram-se sensíveis e disponíveis para desbravarem novos caminhos, na procura de soluções eficazes para aqueles problemas.

Para o padre António Almeida, director do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Ensino Superior de Viseu, “a forma como nos relacionamos com os mais desfavorecidos, por vezes, não é a melhor, e ajudar um pobre não é só dar esmola”.

Por outro lado, “importa apoiar aquela que é a verdadeira pobreza”, sustenta ainda, aludindo ao facto de, por vezes, “há muitas pessoas a viver à custa de subsídios, que não querem trabalhar”.

Num ano de 2010 dedicado à esta matéria, e quando decorrem iniciativas como os Objectivos de Desenvolvimento para o Milénio, o sacerdote considera que os jovens, “garantia de esperança na sociedade de hoje”, podem dar um contributo fundamental, na procura dos “verdadeiros instrumentos de relação com a pobreza”.

Pelo menos, “saem daqui sensibilizados para isso”, acredita o responsável pela pastoral juvenil viseense. Fundamentalmente, por serem jovens de fé, independentemente da religião que professam, têm o dever de “ser luz onde quer que estejam, convivendo e integrando o seu próximo”, conclui.

Custódio Matos Costa, orador convidado,disse que  “ser próximo de alguém é uma atitude dinâmica e não estática” que deve partir de cada um.

Para este membro da Pastoral Social da Diocese anfitriã, o cristão deve ser o primeiro a estar de olhos abertos para identificar “os caídos à beira da estrada”.

Na sua exposição enumerou como exemplo os idosos abandonados pelas famílias, as mulheres grávidas a quem é recusado trabalho, os deficientes ou os iletrados que não encontram trabalho para as suas capacidades, os doentes de SIDA, os toxicodependentes, os sem-abrigo, os reclusos e ex-reclusos, entre outros, numa critica forte à crise de valores que considera existir na sociedade actual.

O juiz desembargador jubilado lembrou ainda que a verdadeira pobreza tem a sua génese no coração do Homem através da indiferença, do egoísmo. “Por isso a erradicação dessa pobreza passa por chegar aos corações de pedra”, acrescentou.

Jesus, o elemento comum

Para os líderes das quatro igrejas representadas no grupo ecuménico jovem, organizador do FEJ, o papel dos cristãos é fundamental para testemunhar o caminho para o próximo.

O Bispo da Igreja Metodista, e presidente do Conselho Português de Igrejas Cristãs, afirmou que é fundamental começarmos a cuidar uns dos outros, em coisas simples como, por exemplo, lembrar a quem está ao nosso lado que não tem de ser escravo do trabalho. Para José Sifredo os jovens são capazes de dar esse passo de forma determinante, principalmente se tiver Cristo nas suas vidas.

Também D. Ilídio Leandro, Bispo da Diocese de Viseu, reconheceu nos jovens reunidos em naquela cidade um veículo válido da passagem do testemunho. “Temos um elemento comum que é o voto de Jesus: ‘Todos sejam um’, e o desejo de vivermos e transmitirmos o que nos une”, sublinhou.

O encontrou viu ainda o nascimento do o segundo CD ecuménico “Alegres na Esperança”. Pela música e pelo louvor, espalhado por todo o país, os jovens vêm gritar que “para sermos cristãos, é preciso amar o próximo, agora”, testemunhando a importância de Deus na vida do ser humano.

Redacção/Alexandra de Matos

 

 

Partilhar:
Tags: Diocese de Viseu, Pastoral Juvenil, Pastoral Social
← Artigo Anterior
Artigo Seguinte →

Últimas NACIONAL

Aveiro: Diocese apresenta projeto de reorganização territorial, no Santuário de Vagos

Aveiro: Diocese apresenta projeto de reorganização territorial, no Santuário de Vagos

Violência Doméstica: «Todos nós temos uma responsabilidade de corrigir o mal», afirma padre Paulo Franco

Violência Doméstica: «Todos nós temos uma responsabilidade de corrigir o mal», afirma padre Paulo Franco

Igreja/Sociedade: Bispo de Vila Real lembrou as crianças «vítimas das guerras ou sem condições mínimas», no Dia da Diocese

Igreja/Sociedade: Bispo de Vila Real lembrou as crianças «vítimas das guerras ou sem condições mínimas», no Dia da Diocese

Publicações: «O Primeiro Concílio Ecuménico – Niceia 325: Memória e herança» apresenta «vários olhares» e disponibiliza «textos fundamentais» aos leitores

Publicações: «O Primeiro Concílio Ecuménico – Niceia 325: Memória e herança» apresenta «vários olhares» e disponibiliza «textos fundamentais» aos leitores

Algarve: Bispo assume objetivo de «conhecer melhor caminho da sinodalidade» e crescer «na prática»

Algarve: Bispo assume objetivo de «conhecer melhor caminho da sinodalidade» e crescer «na prática»

NOTÍCIAS DO DIA

Junho 2025
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
« Mai    
MARCA ECCLESIA
  • Programa ECCLESIA - RTP2
  • Programa 70x7 - RTP2
  • Programa ECCLESIA - Antena1
  • Semanário
  • Vídeos
  • Fotos
  • Audios
PODCAST
  • Agência ECCLESIA
  • Alarga a tua tenda
  • A Criança no Direito

APONTADORES
  • Conferência Episcopal
  • Dioceses
  • Institutos Religiosos (CIRP)
  • Santuário de Fátima
  • Secretariado Nacional da Liturgia
  • Anuário Católico (endereços)
  • Comentários às leituras
  • Compêndio Doutrina Social da Igreja
  • Catolicopédia (Enciclopédia Católica)
  • Click to Pray
  • Passo a rezar
CONTACTOS
  • Agência Ecclesia
    Quinta do Bom Pastor Estrada da Buraca, 8-12 1549-025 LISBOA
  • (351) 218855472 (Custo da para a Rede fixa Nacional)
  • agencia@ecclesia.pt
  • agencia.ecclesia.pt/
  • ESTATUTO EDITORIAL
  • FICHA TÉCNICA

Anchor Apple Podcast Spotify Google podcast

© Agência ECCLESIA

Facebook Twitter Youtube Instagram Spotify
Scroll to Top