Viseu, 25 nov 2016 (Ecclesia) – Para assinalar os 40 anos dedicados ao apoio à população e ao desenvolvimento da economia social, a União das Misericórdias (UMP) vai realizar, este sábado, em Viseu, uma sessão evocativa do trabalho da instituição ao longo destes anos.
A iniciativa realiza-se na Santa Casa da Misericórdia de Viseu, a partir das 10h00, e conta com a presença do provedor da Misericórdia de Viseu, Adelino Almeida Costa; do bispo de Viseu, D. Ilídio Pinto Leandro; do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques e do presidente da UMP, Manuel de Lemos, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Posteriormente, decorrem intervenções que vão refletir sobre os “principais momentos e desafios das Misericórdias”, com a participação do padre Vítor Melícias, presidente honorário da UMP, e do ex-ministro da tutela Pedro Mota Soares, entre outros.
A sessão evocativa vai também assinalar os 500 anos de atividade da Misericórdia de Viseu.
A UMP é uma associação de âmbito nacional, criada em 1976 para “orientar, coordenar, dinamizar e representar as Misericórdias, defendendo os seus interesses e organizando atividades de interesse comum”.
Em todo o território português, existem atualmente 387 Misericórdias, algumas com mais de 500 anos de existência.
LFS