Viseu: Semana bíblica encerrou com incentivo à presença nas redes sociais

Diretor da Agência ECCLESIA abordou partilha da Palavra, «estórias» e «histórias» de vida

Viseu, 24 mar 2017 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Educação Cristã de Viseu dinamizou a Semana Bíblica 2017, que refletiu o tema ‘No ano favorável, discípulos responsáveis – Pescadores de homens’ com uma plateia de participantes “muito interessados” que lotou o auditório do Seminário Maior.

O diretor da Agência ECCLESIA foi o orador convidado para o encerramento da 10.ª Semana Bíblica em Viseu, esta quinta-feira, e abordou o tema ‘Comunicação e proximidade – novos ambientes da palavra’.

O Gabinete de Informação da Diocese de Viseu refere que Paulo Rocha destacou a elevada utilização das redes sociais pelos jovens e a importância de a Igreja e os cristãos estarem presentes e utilizarem essas “ferramentas” para passarem a mensagem.

O jornalista explicou que para além da Palavra nas redes sociais partilham-se também as “estórias” e “histórias” de vida carregadas de marcas da relação pessoal com Deus.

Neste contexto, também pode ser uma forma de testemunho, de evangelização “visitar” as novas tecnologias, colocar um “gosto”, um comentário, ou um “não gosto”.

O diretor da Agência ECCLESIA referiu que a Palavra é uma realidade que “vem de longe” e nem sempre há a “imaginação criativa” que favoreça a “novidade” que a comunicação social “gosta e precisa”.

Apresentando casos concreto, como as notícias sobre a Cáritas assinalou que, apesar das “contas auditadas” e de acordo com as boas práticas, o que foi explorado foi a falha, ou a fragilidade de procedimentos.

Para Paulo Rocha realçou também a importância da “proximidade” às pessoas, às instituições e aos meios de comunicação para facilitar a comunicação e o testemunho, com “histórias de vida” que, com verdade, sejam sedutoras para quem as ouve.

A décima Semana Bíblica de Viseu, organizada pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã, começou na segunda-feira.

Nos dois primeiros dias o orador foi o padre Redentorista Rui Santiago que falou, respetivamente, sobre ‘Jesus e a boa notícia o reinado de Deus – a práxis missionária de Jesus’ e ‘Gentes de Jesus, agentes do Reino – Os desafios apostólicos que Jesus faz aos seus discípulos’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR