SDEC e professores de EMRC reuniram-se em Vouzela para fazer balanço do ano letivo e olhar para o novo ano

Viseu, 14 jul 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) de Viseu manifestou a vontade, num encontro com professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), este sábado, em Vouzela, de fazer com que a disciplina e a catequese realizem um percurso mais próximo.
“Como Secretariado Diocesano da Educação Cristã queremos estar mais atentos às várias realidades e fazer a ponte entre a disciplina de EMRC e a catequese, porque os agentes pastorais são diferentes, mas as crianças são as mesmas e faz sentido trabalharmos em conjunto”, afirmou Abel Dias, diretor do SDEC, informa a Diocese de Viseu.
“O desafio é fazer um caminho mais próximo, programando e avaliando juntos”, explica o responsável.
Além de ter marcado o fim do ano letivo, o encontro perspetivou o novo ano, para o qual, indica Abel Dias, os docentes estão entusiasmados.
“Queremos caminhar juntos, em sinodalidade, consolidar atividades e fazer parcerias com outras escolas, também a nível diocesano”, expressa.
O diretor do SNEC observa que, “às vezes, as escolas fazem boas atividades, mas acabam por ficar sozinhas e isolam-se”, defendendo que estes estabelecimentos de ensino “devem ajudar e envolver” outros “que tenham mais desafios, cooperando para o maior bem dos alunos”.
O bispo de Viseu marcou presença na iniciativa e pediu aos professores de EMRC para serem “protagonistas do anúncio do Evangelho às crianças, adolescentes e jovens que frequentam as aulas”, usando a “alegria da fé, o serviço e a competência”.
D. António Luciano convidou os cerca de 30 docentes “a ser, pelo exemplo, testemunhas e a integrarem-se, cada vez mais, na pastoral da Diocese, numa relação de diálogo e de colaboração com os párocos das comunidades, em ligação com os arciprestes”.
“Assim, todos juntos, unidos ao projeto da Pastoral diocesana, seremos cada vez mais a Igreja viva, cheia do Espírito Santo, a viver e a testemunhar a comunhão e a participação unidos na mesma missão, que é levar Jesus Cristo ao coração de cada destinatário”, enalteceu D. António Luciano.

O bispo diocesano agradeceu o trabalho realizado e incentivou os docentes a “alimentar o sonho de novos projetos”.
Depois do momento de oração e reflexão no Instituto Marista, os participantes fizeram uma visita cultural pelo centro histórico de Vouzela, visitaram e oraram junto da imagem da Virgem Milagrosa, em Campia, tendo agradecido os bons frutos deste ano letivo.
O encontro terminou com o almoço na Quinta da Capela, tendo ficado marcado por um agradecimento à irmã Josefina Teixeira, que vai deixar a Diocese de Viseu, pela sua colaboração na catequese.
LJ/OC