Viseu: Romaria da Senhora do Castelo «é especial» para Mangualde

Cidade retoma a festa num misto de “alegria e familiaridade”, em dia da natividade de Maria

Foto: Diocese de Viseu

Viseu, 08 set 2002 (Ecclesia) – O pároco de Mangualde, padre Paulo Domingues, contou à Agência ECCLESIA que a romaria da Senhora do Castelo é especial para todos os mangualdenses, num misto de “alegria e familiaridade”, no retomar da festa.

“Esta romaria à Senhora do Castelo é especial para Mangualde, de onde a Senhora da Ermida altaneira protege e vigia os mangualdenses”, refere o sacerdote em declarações à Agência ECCLESIA.

Para o padre Paulo Domingues, “o retomar da festa” é um momento de grande alegria, “onde as pessoas visitam, rezam e convivem”.  

Os Condes de Anadia doaram a Ermida à Santa Casa da Misericórdia de Mangualde que, até aos dias de hoje, “cuida da Ermida e de todo o espaço”.

No dia 08 de setembro, dia de natividade de Nossa Senhora, o santuário enche-se de fieis que sobre o monte para visitar e rezar, mas também para conviver, “juntando as famílias em volta das merendas”.

“Na véspera realiza-se a procissão de velas pelo escadório e no dia 08, o grande momento celebrativo, teremos a grande romaria, que este ano terá a eucaristia presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, pelas 11h00”, informa o sacerdote.

O padre Paulo Domingues, que assumiu a paróquia há cinco anos, destaca o espaço como “um excelente miradouro” que o convoca à oração e contemplação. 

“É um excelente miradouro, ao amanhecer ou fim do dia, com paisagem belíssima, para ver as terras da beira, com vista privilegiada onde o silêncio e a natureza ajudam a contemplar a obra da criação; eu mesmo, é com grande espírito de devoção que ali rezo o terço na ermida e, de lá, observo e vejo as minhas paróquias pedindo ajuda para as guiar”, indica.

O Santuário de Peregrinação (séc. XVIII-XIX), com escadório de granito decorado por pináculos e está dividido em lanços entre os quais surgem quatro capelas, no topo a ermida da Senhora do Castelo encontra-se aberta todos os dias para visita.

Este local de peregrinação é dado a conhecer no programa de rádio ECCLESIA, no próximo sábado, pelas 06h00, na antena 1 da rádio pública, ficando depois disponível online e em podcast.

SN

Partilhar:
Scroll to Top