Bispo da diocese presidiu à Missa que assinalou o Dia do Consagrado
Viseu 03 fev 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viseu presidiu este domingo à celebração do Dia do Consagrado, agradeceu às religiosas e religiosos que estão ao serviço da diocese e disse na homilia da Missa que “testemunham uma missão primordial na vida da Igreja”
“Quem por inspiração divina sente o desejo de consagrar-se a Deus pelo sacerdócio ou pela vida religiosa e se decide a atender a este apelo, deve também confiar no auxílio especial de Deus para realizar este projeto de vida. Os que se dedicam a servir Deus na virgindade consagrada testemunham uma missão primordial na vida da Igreja e mostram aos seus irmãos que a Igreja é santa”, afirmou D. António Luciano.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Gabinete de Informação da Diocese de Viseu refere que o bispo diocesano agradeceu a presença e a missão dos vários carismas da vida consagrada presentes na região e apelou a que “continuem a caminhar juntos, como Igreja sinodal em missão”.
“O Dia da Vida Consagrada na Igreja fala-nos do testemunho de tantos homens e mulheres, que entregaram a sua vida a Cristo no serviço dos irmãos. Quero agradecer a Deus o dom da vida de todos os consagrados e consagradas que estão ao serviço da nossa Diocese”, disse D. António Luciano.
O presidente da Conferência dos Institutos Religiosos (CIRP) na Diocese de Viseu, padre Vitor Portugal, congratulou-se com a “presença de um grande número de irmãos e irmãs que rezaram, com gratidão, a alegria da sua consagração ao Senhor, e renovaram o seu compromisso de continuar a ser peregrinos da paz e chama viva da Esperança na Igreja e no mundo”.
No final da Eucaristia, o bispo de Viseu benzeu um quadro com a imagem de Nossa Senhora da Esperança que vai peregrinar por todas as comunidades de Vida Consagrada existentes na diocese, a começar pela comunidade dos Irmãos Maristas de Vouzela.
As congregações religiosas femininas presentes na Diocese de Viseu são: Carmelitas Missionárias Teresianas, Instituto das Irmãs de Santa Doroteia, Instituto Jesus Maria José, Irmãs de São João Baptista e de Maria Rainha, Irmãs Missionárias Combonianas, Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus e a Ordem da Imaculada Conceição – Irmãs Concepcionistas Franciscanas
Os institutos religiosos masculinos na Diocese de Viseu são: Congregação dos Missionários Filhos do Coração de Maria (Missionários Claretianos), Ordem dos Frades Menores Conventuais, Irmãos Maristas das Escolas – FMS, Missionários Combonianos e a Congregação da Missão (Padres Vicentinos).
Estão também na Diocese de Viseu os institutos seculares Caritas Christi e das Missionárias Combonianas.
PR