Num programa especial entre hoje e domingo, para todas as idades
Viseu, 21 jul 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu informa que o primeiro aniversário da reabertura do Museu de Arte Sacra da Sé é assinalado com um programa especial que começa hoje e decorre até domingo.
No seu sítio na internet, a Diocese de Viseu explica que a efeméride se assinala com “jogos e de ateliês” dedicados aos mais novos onde vão fazer pinturas sobre azulejo.
A sessão está a ser dinamizada pela artista plástica Sara Conde no claustro superior da Sé.
Este sábado, estão previstas visitas guiadas ao Museu realizadas pela diretora do espaço museológico e coordenadora do Departamento Diocesano de Bens Culturais, Fátima Eusébio, entre as 11h00 e às 14h00.
Segundo o programa, a partir das 21h00 deste sábado, vai ser inaugurada a exposição ‘Metamorfoses da Catedral de Viseu’, com 58 fotografias, um dos edifícios “dos mais icónicos da cidade de Viseu”.
“Constituída por uma apresentação dos últimos registos fotográficos realizados antes das obras [na Catedral] que aconteceram ao longo do século XX”, explicou Fátima Eusébio.
Ao mesmo tempo vai ser apresentada uma constituição virtual dos painéis de Grão Vasco e do retábulo gótico que estiveram nas paredes da Sé.
Uma hora mais tarde, já no interior da Catedral, a cantora Isabel Silvestre e o grupo Vozes de Manhouce vão entoar “algumas das suas canções mais conhecidas”, como o ‘Aleluia’ a ‘Ao meu Menino Jesus’.
O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, vai presidir à Eucaristia no domingo, dia 23 de julho, a partir das 11h00, marcando o aniversário da Dedicação da Igreja Catedral (501 anos) e o(11.º aniversário da sua ordenação episcopal, tomada de posse e entrada solene na diocese.
A Diocese de Viseu recorda no seu sítio online que o Tesouro-Museu da Catedral de Viseu foi criado a 21 de janeiro de 1932 e exibe coleções de imagens, paramentos litúrgicos, alfaias de culto, livros de coro e mobiliário de mais de oito séculos da sua história.
CB/OC
Notícia corrigida a 24.07.2017