Secretariado dos Bens Culturais quer que a imagem do presépio seja central
Viseu, 23 dez 2023 (Ecclesia) – A coordenadora do Secretariado dos Bens Culturais, Arquivos e Museu da Diocese de Viseu disse que a presença no mercado de Natal tem o objetivo de fazer do presépio “figura central” na quadra natalícia.
“O presépio é a figura central e tem sido muitas vezes esquecida”, afirmou Fátima Eusébio em declarações à Agência ECCLESIA.
A Diocese de Viseu está presente no Mercado de Natal com um ponto de venda de presépios, “símbolo máximo do Natal”.
Habitualmente presente no espaço de acolhimento da Sé de Viseu, onde vende produtos religiosos, nomeadamente artesanato, o Secretariado dos Bens Culturais, Arquivos e Museu, quis marcar presença no ambiente do Mercado de Natal, no Rossio da cidade, onde se concentram muitos visitantes, nesta época.
“Chama-se ‘Presépios do mundo’ e temos presépios de tipologias diferentes e muito interessante, a que juntamos alguns anjos”, indica Fátima Eusébio.
A responsável pelo setor do Bens Culturais na Diocese de Viseu lembra que “a oferta do presépio é a oferta do símbolo do amor” e considera que é necessário que a imagem do presépio “se torne a imagem de presença que as pessoas levem com pequenas recordações”.
O Mercado de Natal de Viseu decorre na Praça da República, entre os dias 8 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024.
PR