Verbas recolhidas vão servir para socorrer situações de carência
Viseu, 28 jan 2012 (Ecclesia) – O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, desafiou os cristãos da sua diocese a participarem “com generosidade” no Peditório Paulino que vai ser levado a cabo, hoje e amanhã, nas paróquias do seu território eclesial.
A solicitação vem no seguimento do apelo feito também pelo presidente da Caritas de Viseu, José Borges, que afirmou que o Fundo Social Diocesano “está em baixo” e as verbas atribuídas pela Igreja local, no início do ano, não chegam para socorrer todas as situações de carência.
“É preciso reforçar o Fundo, porque temos trabalhado com verbas muito pequenas e embora o bispo, D. Ilídio Leandro, tenha mandado um contributo de 10 mil euros, isto não é nada para as necessidades que nos têm batido à porta”, sublinhou recentemente José Borges, em declarações à Agência ECCLESIA.
O Fundo Social de Viseu depende do Secretariado Diocesano da Pastoral Social mas é administrado pela Caritas local, em conjunto com as Conferências de São Vicente de Paulo e a Comissão Diocesana Justiça e Paz.
Foi criado no final de 2010 para atender as necessidades das pessoas mais carenciadas da região, afetadas pela crise financeira no país.
“É absolutamente necessário que os cristãos olhem para os mais carenciados, sobretudo nestes tempos mais difíceis e lhes deem a certeza que, porque são irmãos, não os esquecem ou abandonam”, pode ler-se numa nota pastoral publicada no site oficial da diocese de Viseu.
Quem quiser contribuir para o Fundo Social de Viseu poderá fazê-lo nos dias estabelecidos, durante as celebrações eucarísticas das diversas paróquias ou então entregar o seu donativo ao longo do mês de fevereiro, na Tesouraria diocesana.
Há ainda a possibilidade de transferir diretamente as verbas para a conta bancária que foi aberta para esse efeito, com o NIB 0010 0000 2603 5280 008 47 (BPI).
JCP/LFS