«O Diálogo do Cristianismo com as Religiões» foi o título escolhido pelo sacerdote

Viseu, 24 jul 2025 (Ecclesia) – O padre Virgílio Rodrigues, Arcipreste de Besteiros, e Pároco de Couto do Mosteiro, de Santa Comba Dão, de São Joaninho e de Treixedo (Diocese de Viseu), defendeu, a 22 de julho, a sua tese de doutoramento em Teologia Sistemática, no Auditório da Universidade Católica do Porto.
«O Diálogo do Cristianismo com as Religiões» foi o título escolhido pelo sacerdote, na dissertação para o doutoramento, que consiste numa leitura do Modelo Místico, na Teologia Comparativa, à luz da Obra de Anthony de Mello, lê-se numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
Um “tema pertinente e atual” que abrange as várias religiões e os conflitos mundiais.
“Em tempos de escalada de conflitos bélicos e de uma acentuada mobilidade humana, as religiões devem assumir um papel importante como contributo relevante para a paz e a promoção de um diálogo efetivo entre todas”, justifica o padre Virgílio Rodrigues.
“Na contemporaneidade, na qual se denota uma tendência para aprofundar uma espiritualidade sem ligações à religião, o padre Anthony De Mello propõe uma ‘espiritualidade base’ ou ‘fundamental’, que é o pressuposto para uma vivência comunitária numa religião, através da atitude permanente do ‘Despertar’.
Anthony de Mello deixou um testemunho exemplar deste contacto entre as religiões, sobretudo no âmbito da mística.

Através de histórias, propõe um caminho espiritual e místico, onde essas histórias se podem saborear, podendo levar a uma transformação interior”, contextualiza o sacerdote.
O Bispo de Viseu, que assistiu à defesa da tese, felicitou o padre Virgílio Rodrigues pelo seu empenho académico e acredita que a sua investigação vai beneficiar o povo de Deus e contribuir para o fortalecimento da diocese e da Igreja, promovendo o diálogo inter-religioso, numa relação profunda com a fé cristã e com as outras religiões, procurando dar respostas aos desafios atuais da sociedade.
D. António Luciano destacou ainda que este trabalho representa um exemplo de dedicação no estudo da Teologia, no diálogo entre as religiões, essencial para a edificação do Corpo de Cristo, especialmente num contexto atual como o que vivemos e que marca o nosso mundo.
O júri foi composto pelos doutores José Manuel de Almeida, Alfredo Teixeira, João Duque, José Matito Fernandez (de Salamanca), Bernardo de Múrcia e pela doutora Teresa Toldy, da Universidade Fernando Pessoa.
O orientador da tese foi o doutor José Pedro Angélico.
De uma forma resumida, o estudo da Teologia Sistemática permite organizar os ensinamentos da Bíblia em categorias temáticas para entender melhor a fé cristã como um todo.
LFS