Após 10 anos de interregno, XV ACAREG realiza-se até ao próximo domingo e conclui com a celebração da Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano
Viseu, 31 jun 2024 (Ecclesia) – Cerca de mil pessoas participam até ao próximo domingo no XV ACAREG – Acampamento Regional de Escuteiros de Viseu, no Parque Florestal da Gândara, situado na União de Freguesias de Arca e Varzielas, em Oliveira de Frades.
A atividade, que teve início a 29 de julho, está inserida no Plano de Atividades Anual e é agora retomada depois de um interrupção de 10 anos.
Segundo a organização, este regresso evidencia a sua “mais-valia pedagógica e objetivos específicos”, constituindo-se “como um marco importante na vida do escutismo na região”.
“Viriato e os Guerreiros Lusitanos” é o tema do Acampamento Regional, oferecendo “aos participantes a vivência e o imaginário do Povo Lusitano, inspirado pelos seus costumes e tendo como foco a figura do seu líder Viriato”, acrescenta, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na edição do Acampamento Regional de 2024 estão presentes cerca de mil crianças, jovens e adultos, com idades entre os 6 e os 22 anos, divididos em secções: Lobitos (6-10 anos), Exploradores (10-14 anos), Pioneiros (14-18 anos) e Caminheiros (18-22 anos).
Ao longo de uma semana, os participantes vão integrar várias atividades, nomeadamente percorrer percursos pedestres, com caminhada e pernoita ao relento pelas diversas aldeias da Serra de Caramulo; participar num jogo cultural escutista na Vila do Caramulo e em vários atelieres temáticos em campo; e usufruir de um arraial/ fogo de conselho e atividades aquáticas na Barragem de Ribeiradio e na Praia Fluvial Quinta do Barco, em Sever do Vouga.
A cerimónia de encerramento do XV ACAREG – Acampamento dos Escuteiros, promovido pela Região de Viseu do Corpo Nacional de Escutas (CNE), conta com a celebração da Eucaristia, que é presidida pelo bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, com início às 11h30.
Desde 1929 que a Junta Regional de Viseu do Corpo Nacional de Escutas educa jovens segundo os ideais do escutismo.
LJ/PR