D. António Luciano salientou ainda o papel da Santa Casa da Misericórdia de Viseu no apoio aos mais necessitados, em dia de aniversário da instituição
Viseu, 20 nov 2023 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Viseu assinalou este domingo o VII Dia Mundial dos Pobres, presidindo à Eucaristia na Igreja da Misericórdia, em Viseu, onde alertou para o aumento da população que vive em dificuldade.
“Não afastemos, de modo nenhum, o nosso olhar para com os pobres que, infelizmente, aumentam na sociedade”, apelou D. António Luciano, numa nota enviada à Agência ECCLESIA pela Diocese de Viseu.
O responsável católico salientou a necessidade de empenho de “todos, cristãos e pessoas de boa vontade, todos os dias, no acolhimento dos pobres”.
“Mas não basta a solidariedade simples, pois a pobreza permeia as nossas cidades, vilas e aldeias como um rio que engrossa sempre mais até extravasar para as margens do descarte”, afirmou, à luz das palavras de Francisco: “Dá esmolas, conforme as tuas posses. Nunca afastes de algum pobre o teu olhar e nunca se afastará de ti o olhar de Deus”.
Devemos ter a consciência cristã de ajudar todas as pessoas de boa vontade e dar passos para erradicar a fome e a pobreza no mundo, através da solidariedade, da partilha, do acolhimento e da fraternidade social”
D. António Luciano realçou o papel da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, na ajuda aos mais necessitados, desde as crianças aos mais idosos, felicitando o provedor e os membros da mesa da Santa Casa, em dia de aniversário da instituição, pelo trabalho levado a cabo junto da população, tendo-lhes desejado as maiores felicidades para o cumprimento de bem servir em todas as valências.
O Dia Mundial dos Pobres foi celebrado no dia 19 de novembro, domingo que antecede a festa de Jesus Cristo, Rei do Universo, final do ano litúrgico.
LJ/OC