Viseu, 16 fev 2024 (Ecclesia) – Os Convívios Fraternos da Diocese de Viseu realizam um encontro, com o tema “Ouve a minha oração… Senhor dá-me a tua mão”, entre hoje e domingo, de 16 a 18 de fevereiro, com enceramento no Centro Pastoral de Viseu.
“Estes três dias criam a oportunidade de cada participante ter um encontro consigo mesmo, com Deus e com os outros, tudo em ambiente de festa e reflexão”, pode ler-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA pela Diocese de Viseu.
O convívio fraterno, em regime de internato, é destinado a jovens com mais de 18 anos, que “são desafiados a continuar o caminho paroquial, no caso daqueles que já o exercem”.
“Para os restantes participantes é dada a possibilidade de se iniciarem ou se integrarem em grupos de jovens, leitores, catequistas, entre outros, realizando um trabalho e uma formação com vista ao crescimento na fé e colaboração na edificação da Igreja”, adianta a organização.
O encerramento deste convívio fraterno no domingo, 18 de fevereiro, pelas 21h00, é “aberto a toda a comunidade” e acontece no auditório do Centro Pastoral.
O mais recente encontro do Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese de Viseu realizou-se em junho de 2023, com o tema “Eis-me aqui”.
Os Convívios Fraternos, um movimento da Igreja Católica, nasceram a 17 de maio de 1968 em Castelo Branco, da visão pastoral do padre Valente de Matos com o propósito de responder às necessidades e anseios espirituais dos jovens, a encontrarem-se com Cristo e assumir a sua responsabilidade e vocação na Igreja.
A proposta do movimento destina-se a jovens com 17 anos ou mais que vivem três dias de retiro que os convida a uma reflexão séria.
Em 2018, o movimento comemorou os 50 anos da sua fundação, uma Cruz Peregrina percorreu todas as dioceses católicas de Portugal onde os Convívios Fraternos estão implementados.
A Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os estatutos dos Convívios Fraternos no dia 1 de março de 2010.
LJ/CB