Dezenas de voluntários, como profissionais de saúde e estudantes, prestam auxílio aos cerca de 300 inscritos

Viseu, 06 mai 2025 (Ecclesia) – O Movimento da Mensagem de Fátima, da Diocese de Viseu, começou esta segunda-feira a apoiar, uma vez mais, os peregrinos que se deslocam até ao santuário da Cova da Iria, um auxílio que se estende até à próxima quinta-feira.
Para além da dormida, no Seminário de Viseu, os cerca de 300 peregrinos inscritos vão poder usufruir gratuitamente de cuidados de higiene, saúde (médicos e enfermagem), alimentação e apoio religioso, com a oração do terço e a celebração da Eucaristia, informa o gabinete de informação da Diocese de Viseu.
A maioria dos grupos é originária do centro norte do país e vai ser apoiada por dezenas de voluntários, entre médicos, enfermeiros, estudantes de enfermagem, fisioterapeutas e massagistas, provenientes da Escola Superior de Saúde de Viseu e do Instituto Piaget, bem como profissionais da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS).
O apoio espiritual é também uma das vertentes que a Diocese de Viseu proporciona e será assegurado pelos párocos.
“Todos os anos apoiamos os peregrinos a pé, nas várias vertentes. No que respeita à alimentação, damos sempre uma refeição e, no caso de ser mais do que uma, damos sempre uma sopa nutritiva e o pequeno-almoço. Independentemente das horas a que saem daqui, vão sempre com o pequeno-almoço tomado”, refere a presidente do Movimento da Mensagem de Fátima, Isabel Martins.
Dado todo trabalho ser de cariz voluntário, o apoio aos peregrinos acontece graças à colaboração de empresas locais, através da doação de alimentos e de produtos de saúde, para os curativos, fornecidos pelas farmácias.
Segundo a responsável, o serviço prestado “só é possível com a colaboração de todos os voluntários e dos responsáveis do Seminário que estão sempre disponíveis”.
Relativamente as peregrinos que se deslocam até Fátima, Isabel Martins pede que sejam incentivados a fazer uma peregrinação e não uma caminhada, defendendo que, para isso, é muito importante que os guias tenham a devida formação.
O Santuário de Fátima acolhe a primeira Peregrinação Internacional Aniversária de 2025, nos dias 12 e 13 de maio, que evoca as Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, que ocorreram entre maio e outubro de 1917.
O cardeal D. Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (Brasil), vai presidir à peregrinação.
LJ/OC