Bispo diocesano antecipa «tempo intenso de graça, de acompanhamento, oração e celebração» na preparação da JMJ Lisboa 2023
Viseu, 10 out 2022 (Ecclesia) – O bispo de Viseu presidiu à abertura do Ano Pastoral 2022-2023, que tem como tema ‘Animados pelo Espírito Santo, com os jovens a caminho’, este domingo, 9 de outubro, nos claustros da Sé diocesana.
“Este é um dia de esperança, de festa, de alegria, de testemunho e de compromisso. Só o Espírito Santo renova todas as coisas e nos conduz pelo caminho da santidade e da fidelidade”, disse D. António Luciano, no encontro diocesano de abertura do Ano Pastoral 2022-2023.
Na intervenção enviada à Agência ECCLESIA, o bispo diocesano salientou que o novo ano pastoral vai ser “um tempo intenso de graça, de acompanhamento, reflexão, oração e celebração” com os jovens da diocese, a caminho para a celebração da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.
D. António Luciano começou por agradecer a presença de todos os que associaram à abertura do novo ano pastoral, nos claustros da Sé, e destacou a “alegria dos jovens”, animadores dessa festa de início de novo ano, e o “empenhamento missionário” em dar vida ao evento eclesial “tão marcante para o dinamismo pastoral da Diocese de Viseu”.
“Sonho com uma Igreja Diocesana renovada e animada pelo Espírito Santo, que seja testemunha de Jesus Cristo e viva o ideal missionário”, salientou.
‘Animados pelo Espírito Santo, com os jovens a caminho’ é o lema do Programa Pastoral Diocesano e D. António Luciano destacou que desafia-os a todos.
“Vamos viver um ano dedicado ao Espírito Santo e ao acompanhamento dos jovens, que estão a fazer a preparação para a celebração do Sacramento do Crisma, na valorização do itinerário da iniciação cristã”, desenvolveu o bispo de Viseu.
Do programa constou, após a apresentação do ano pastoral 2022/2023, o momento de esclarecimento ‘rumo à JMJ Lisboa 2023’, uma visita ao museu diocesano, e uma prova de vinhos e degustação.
CB/PR