Viseu, 16 abr 2024 (Ecclesia) – Os jovens da Pastoral Juvenil e Vocacional da Diocese de Viseu, em conjunto com os seminaristas, juntam-se em vigília, esta sexta-feira, 19 de março, no âmbito da Semana de Oração pelas Vocações, pelas 21h16, no Seminário Maior.
Os participantes vão refletir e rezar sobre o tema “E Agora? Para quem sou eu?”, integrado na Semana de Oração Pelas Vocações, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Os seminaristas vão estar também presentes numa ação da pastoral vocacional, nas paróquias de Rio de Loba (Viseu) e de Junqueira e Arões (Vale de Cambra), este sábado e domingo, dias 20 e 21 de abril, onde os estagiários Alexandre Ribeiro e Eduardo Abrantes, respetivamente, vão receber o ministério de acólito, que o bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, lhes conferirá, e que marca o seu caminho para o sacerdócio.
A Igreja Católica em Portugal está a celebrar a Semana de Oração pelas Vocações 2024, até dia 21 de abril, o IV Domingo da Páscoa, o ‘domingo do Bom Pastor’.
‘Para quem sou eu?’, é o tema da Semana de Oração pelas Vocações e da nota pastoral da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a partir da Exortação Apostólica ‘Cristo Vive’ (nº 286), do Papa Francisco.
O Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial das Vocações, intitulada ‘Chamados a semear a esperança e a construir a paz’, afirma que as pessoas não são ilhas, mas “partes do todo”, de uma “polifonia de carismas”, que cumpre na escuta do chamamento divino o desejo de felicidade.
A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, dos bispos de Portugal, publicou na sua página na internet vários subsídios, para a vivência da Semana de Oração pelas Vocações 2024, que se realiza de 14 a 21 de abril, as mensagens, orações, encontros de formação, cartaz e aula de EMRC, que foram preparados pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações de Viana do Castelo.
LFS/CB