Iniciativa tem como objetivo «dinamizar a comunidade cristã e torná-la mais próxima na vivência do Jubileu da Esperança»
Viseu, 06 fev 2025 (Ecclesia) – Um quadro de Nossa Senhora da Esperança, benzido pelo bispo diocesano, D. António Luciano, vai peregrinar pelas comunidades de vida consagrada até agosto.
De acordo com o secretariado de Viseu da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), “a presença do quadro nas diferentes comunidades de vida consagrada tem como objetivo dinamizar a comunidade cristã e torná-la mais próxima na vivência do Jubileu da Esperança”, adianta uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
“Por outro lado, esta peregrinação torna visível, neste Ano Jubilar, a comunhão que nos une como Igreja que quer ser sinal de esperança no mundo em que vivemos”, salienta.
A Diocese de Viseu informa que no dia 2 de fevereiro a imagem foi benzida na festa da Apresentação do Senhor e Dia do Consagrado e rumou ao Instituto dos Irmãos Maristas, tendo como próximo destino as Irmãs Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, onde vai estar de 12 de fevereiro a 5 de março.
Nos próximos meses, o quadro vai visitar as Irmãs Doroteias (de 5 a 19 de março), a comunidade dos Padres Vicentinos (de 19 de março a 2 de abril), os Missionários Claretianos (de 2 a 16 de abril), e as Irmãs de S. João Batista e Maria Rainha (de 16 a 30 de abril).
Também as Cooperadoras da Família vão acolher a imagem de Nossa Senhora da Esperança (de 30 de abril a 14 de maio), tal como os Franciscanos Conventuais (de 14 a 28 de maio), as Carmelitas Missionárias Teresianas (28 de maio a 11 de junho) e os Missionários Combonianos (de 11 a 25 de junho).
Durante o verão, o quadro percorre ainda o Instituto das Missionárias Combonianas (de 25 de junho a 9 de julho), o Instituto Secular das Missionárias Combonianas (de 9 a 23 de julho), o Instituto das Irmãs de Jesus Maria José (de 23 de julho a 6 de agosto) e termina viagem nas Irmãs Concepcionistas, no Convento de Santa Beatriz da Silva (de 6 a 31 de agosto).
O Jubileu 2025, cujo tema é ‘Peregrinos da esperança’, iniciou-se a 24 de dezembro com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro.
LJ/PR