Viseu, 19 Fev (Ecclesia) – Uma jornada de formação destinada a leigos, especialmente aos que dinamizarão os grupos sinodais paroquiais, realiza-se hoje, no Centro Pastoral de Viseu.
Segundo o ganinete diocesano de informação, os trabalhos serão orientados por Juan Ambrósio, professor da Universidade Católica, e “proporcionarão uma (re)descoberta do Concílio Vaticano II, grande momento de renovação da Igreja e que está longe de ser totalmente concretizado”.
“Percorrer o caminho por fazer” é o desafio proposto por D. Ilídio Leandro, quando afirma: “importa pormo-nos a caminho, iniciando, desde já, a renovação necessária, todos juntos, discernindo as etapas a percorrer e as metas a atingir”.
Juan Ambrósio começará por mostrar aos participantes as intuições que levaram à convocação do Concílio, seguindo, depois, com uma abordagem às grandes linhas de força evidenciadas nos quatro documentos conciliares fundamentais, onde se analisa a Missão da Igreja, à luz da Palavra de Deus, para responder às inquietações e esperanças da humanidade.
Os trabalhos prosseguirão “mostrando o caminho percorrido à luz do Concílio e reflectindo sobre as interpelações que ele ainda hoje nos faz e que o Papa, na sua visita a Portugal, transformou em apelos desafiantes” – lê-se no site.
A última sessão da tarde será dedicada aos desafios e prioridades que “a realização do Sínodo Diocesano nos coloca, cinquenta anos passados sobre a realização do Concílio Vaticano II”.
LFS