Viseu, 16 jan 2025 (Ecclesia) – O padre Nuno Azevedo, que foi o diretor do ‘Jornal da Beira’, faleceu hoje aos 47 anos, no Hospital de São Teotónio, informa a Diocese de Viseu, que manifesta o seu “profundo pesar”.
“Hoje a nossa Diocese despertou com a triste e inesperada notícia da morte do Padre Nuno Azevedo. Reavivamos a nossa esperança e a nossa fé no Senhor da Vida e em Cristo Ressuscitado, que como sacerdote viveu e anunciou de modo zeloso”, escreve o bispo de Viseu, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
D. António Luciano recorda a “dedicação e amor a Deus, à Igreja e a Nossa Senhora”, do padre Nuno Miguel Henriques Azevedo, agradece “o dom do seu ministério sacerdotal” e pede “ao Pai, rico de misericórdia, que o acolha na Bem-aventurança da glória eterna”.
A Diocese de Viseu e o seu bispo “unem-se à dor e à oração” da família, paroquianos e amigos do padre Nuno Azevedo, a quem apresentam “os sentidos pêsames, rezando pelo eterno descanso”.
As cerimónias fúnebres do padre Nuno Azevedo vão ser realizadas este sábado, dia 18 de janeiro, na igreja do Complexo Paroquial de Mangualde: o corpo fica em câmara-ardente, a partir das 09h00, às 15h00, tem início a Eucaristia exequial, presidida pelo bispo diocesano D. António Luciano, seguindo para o crematório local.
O padre Nuno Miguel Henriques Azevedo que faleceu esta quinta-feira, aos 47 anos, no Hospital de São Teotónio, em Viseu, era pároco de Alcafache (São Vicente), de Espinho (São Pedro) e de Lobelhe do Mato (São Paulo).
Natural de Ançada, em Mangualde, o padre Nuno Azevedo licenciou-se em Comunicação Social, na Escola Superior de Educação de Viseu, foi o diretor do ‘Jornal da Beira’, semanário católico centenário da Diocese de Viseu, de 5 de setembro de 2019 a novembro de 2024, antes foi diretor suplente da Fundação Jornal da Beira, entre dezembro de 2015 e setembro de 2019, e fez parte do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais.
A Diocese de Viseu lembra, nas notas biográficas, que o padre Nuno Azevedo foi ordenado presbítero, no dia 28 de agosto de 2001, na igreja paroquial de Mangualde, e nomeado pároco de Couto de Mosteiro e administrador paroquial de Óvoa e de Pinheiro de Ázere.
O padre Nuno Azevedo foi nomeado vogal do Secretariado Diocesano da Liturgia, no dia 14 de março de 2002, por um período de três e, nesse triénio, desempenhou várias funções.
No dia 3 de setembro de 2006 tomou posse como pároco de Alcafache, de Fragosela e de Lobelhe do Mato, a 25 de julho de 2017 cessou funções em Fragosela e tomou posse da Paróquia de Espinho; foi nomeado arcipreste de Mangualde, em novembro de 2013, e arcipreste de Beira Alta, no dia 11 de junho de 2019.
O padre Nuno Azevedo, que foi administrador paroquial de Abrunhosa-a-Velha, de Chãs de Tavares, de S. João da Fresta, de Travanca de Tavares e de Várzea de Tavares, de dezembro de 2018 a agosto de 2019, era membro do Conselho Presbiteral, desde dezembro de 2015, foi também membro do Conselho Pastoral Diocesano; e do Secretariado da Ação Pastoral da Diocese de Viseu.
CB