Viseu, 17 jun 2023 (Ecclesia) – O padre Manuel Cardoso Júnior, da Diocese de Viseu, faleceu esta sexta-feira, dia 16, aos 84 anos.
“Faleceu durante a tarde do dia 16 de junho de 2023, com 84 anos de idade, no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, onde se encontrava internado. Apresento os meus sentidos pêsames à sua irmã, irmãos, sobrinhos, familiares e amigos, em meu nome pessoal e de todo o presbitério”, escreveu D. António Luciano, numa nota publicada no sítio da Diocese.
O padre Manuel Cardoso Júnior nasceu na paróquia do Satão, a 27 de agosto de 1938, no seio de uma família “profundamente cristã, onde o testemunho dos seus pais, irmãos e familiares marcaram sempre a vida sacerdotal”.
Após a ordenação na Igreja do Seminário de Viseu por D. João Crisóstomo, Bispo Auxiliar, no dia 4 de agosto de 1963, sendo Bispo da Diocese D. José da Cruz Moreira Pinto, o padre Manuel Cardoso Júnior foi prefeito e professor no Seminário de São José, em Fornos de Algodres, em outubro de 1963, até ao final do ano letivo de 1969, ano em que foi nomeado pároco de São João de Lourosa, no concelho de Viseu, onde exerceu, durante alguns anos, a missão de pároco.
“O padre Manuel Cardoso Júnior partiu como missionário para o Canadá, como capelão dos emigrantes, onde residiu até ao ano de 2014. Regressado à diocese, colaborou, como vigário paroquial, nas paróquias de Rio de Moinhos, S. Miguel de Vila Boa e Sátão. Em Portugal, passou a residir com o seu irmão sacerdote, entretanto falecido, e a sua irmã, na casa de família, no lugar do Pereiro, paróquia do Sátão”, indica.
A diocese informa ainda que o corpo será velado na Casa Mortuária do Sátão a partir do início de hoje, estando prevista a Eucaristia Exequial na Igreja Paroquial do Sátão, no domingo, às 18h30, sendo depois sepultado no cemitério local.
LS