Viseu: Faleceu o padre Augusto Gomes

Foto: Diocese de Viseu

Viseu, 27 nov 2025 (Ecclesia) – O padre Augusto Gomes, da Diocese de Viseu, faleceu aos 93 anos, esta manhã, na sua residência, em Barreiros.

“O bispo de Viseu, unido a toda a Diocese, apresenta os sentidos pêsames à sua família, amigos e às comunidades que serviu como pastor zeloso, atento e dedicado, de um modo particular, a Cáritas da Paróquia de Queiriga”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

O sacerdote vai ser velado a partir do final do dia de hoje, na igreja paroquial de Barreiros, e a partir das 9h desta sexta-feira, na igreja paroquial de Sátão; a Missa exequial realizar-se-á às 15h, seguindo o funeral para o cemitério local.

D. António Luciano, bispo diocesano, destaca o padre Augusto Gomes como “um sacerdote cumpridor dos seus deveres, sacrificado, com uma grande fé em Deus, amor à Igreja, ao seu bispo, aos paroquianos, aos irmãos sacerdotes e a todas as pessoas”.

“Procurava, ainda, estar sempre presente nas atividades pastorais promovidas pela Diocese”, realça, acrescentando que o sacerdote sempre “se empenhou em seguir o exemplo de Cristo, o Bom Pastor”, que era “muito devoto de Nossa Senhora e cumpriu os seus deveres de pároco até ao fim”.

A todos os diocesanos e comunidades que o padre Augusto Gomes serviu, o bispo pede “a caridade de orações e de sufrágios pelo seu eterno descanso”.

“Que Deus o recompense pelo seu trabalho e o receba na Bem-Aventurança do Reino dos Céus. A Diocese de Viseu dá graças a Deus pelo dom da sua vida e pelo ministério sacerdotal”, escreveu.

Nascido no Sátão, em 1932, o padre Augusto Gomes foi ordenado sacerdote a 31 de julho de 1955, aos 23 anos.

Desempenhou os cargos de arcipreste do Sátão, de administrador paroquial da Queiriga, e foi pároco de Romãs, Avelal e Decermilo.

A partir de 3 de outubro de 1995, o sacerdote passa a exercer a missão de pároco (e moderador) ‘in solidum’ destas mesmas paróquias, com o padre Lúcio Manuel Oliveira da Cunha Marques.

Além disso, o padre Augusto Gomes integrou o conselho pastoral diocesano e ocupou, entre 1 de janeiro de 1998 a 8 de setembro de 2001, o cargo de pároco do Sátão ‘in solidum’ com o padre Ricardo Cardoso e o cónego Albano de Sousa, sendo este o moderador.

O sacerdote tinha atualmente as funções de pároco de Barreiros, concelho de Viseu, e de Queiriga, concelho de Vila Nova de Paiva, e assumia, ainda, a presidência da direção da Cáritas da Paróquia de Queiriga.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top