Viseu, 15 ago 2024 (Ecclesia) – O padre António José de Figueiredo Marques faleceu, ao final da manhã desta quarta-feira, aos 80 anos, no Centro Sócio Pastoral da Diocese de Viseu, anunciou o bispo diocesano.
“Que o bom Pastor, que ele serviu generosamente, o recompense por todo o trabalho pastoral que lhe foi confiado nas paróquias que serviu e nos outros serviços pastorais, nomeadamente os cursilhos de cristandade, onde com humildade, amor e bondade procurou imitar Jesus, o Sumo e Eterno Sacerdote”, afirmou D. António Luciano, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O bispo de Viseu assinala que “depois de prolongado sofrimento, aceite com grande espírito de fé, resignação e confiança em Deus”, a morte libertou o padre António Marques “das suas dores, como ensina São Paulo, ele que foi chamado como todos os cristãos a participar no mistério da Paixão de Cristo, em favor do seu Corpo, que é a Igreja”.
“Que, junto de Deus, interceda pela sua família e também pela nossa diocese, para que esta continue a ter os sacerdotes de que precisa”, desejou.
O corpo do padre António Marques chega na sexta-feira à igreja paroquial de Tondela, pelas 10h, onde vai ser velado e, mais tarde, às 15h30, o bispo de Viseu preside à Missa Exequial, no mesmo local, seguindo para o cemitério local.
Nascido a 5 de abril de 1944, em Tondela, o padre António José de Figueiredo Marques foi ordenado sacerdote a 13 de julho de 1969, na Catedral de Viseu, por D. José Pedro da Silva.
Em setembro de 1969 iniciou as funções de pároco de Mosteirinho (Tondela) e de coadjutor em S. João do Monte, concelho de Oliveira de Frades.
No dia 1 de agosto de 1972 deixou S. João do Monte e foi para o Caramulo, onde assumiu a capelania militar, continuando à frente da Paróquia do Mosteirinho, informa a Diocese de Viseu.
O padre António Marques terminou a atividade junto dos militares em 1976 e, no mesmo ano, retoma a função de pároco em S. João do Monte.
Exerceu ainda o papel de professor da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na escola C+S de Campo de Besteiros, de 1986 a 2009.
Entre 1997 e 2009, o sacerdote este também destacado na Escola do Caramulo.
Segundo a Diocese de Viseu, a 28 de julho de 2003, o padre António Marques foi nomeado pároco da paróquia de Espírito Santo de Arca, acumulando com as que já possuía.
Durante este período foi, ainda, arcipreste do antigo Arciprestado de Besteiros.
LJ