Viseu, 08 fev 2021 (Ecclesia) – O monsenhor Sílvio Duarte Henriques faleceu na manhã deste domingo aos 91 anos, “com serenidade e em paz, confortado com o sacramento da Unção dos Doentes”, no Centro Sócio Pastoral Diocesano, informa a Diocese de Viseu.
“Um sacerdote exemplar, culto, com grande vivência espiritual, serviu a todos com muito empenho, dedicação e caridade pastoral”, destaca o bispo de Viseu, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
D. António Luciano explica que monsenhor Sílvio Duarte Henriques viveu os últimos anos da sua vida no Centro Sócio Pastoral, “continuando a ser para todos um exemplo e testemunho de fé, de esperança e de caridade, servindo com alegria e zelo a Deus e à Igreja, com disponibilidade interior, com sentido de presbitério e de responsabilidade pastoral”.
As exéquias realizam-se hoje, às 16h00, no adro da igreja paroquial de Vilar de Besteiros, em Tondela, e o comunicado assinala que vão cumprir “todas as normas do Governo e as orientações da Direção Geral de Saúde para este tempo de pandemia”.
Monsenhor Sílvio Duarte Henriques, que faleceu este domingo aos 91 anos, nasceu a 26 de março de 1929 em Carregueiro de Vilar, freguesia e paróquia de Vilar de Besteiros, no concelho de Tondela.
Foi ordenado presbítero a 30 de setembro de 1951, em São Pedro do Sul, e até outubro de 1953, foi professor e prefeito no Seminário de S. José.
Durante 42 anos, lecionou Patrologia e História da Igreja em Portugal no Seminário Maior de Viseu, e foi professor na Escola Superior de Enfermagem de Viseu, de 1974 a 1989.
A 18 de novembro de 1996 é nomeado Deão do Cabido, e a 28 de outubro de 2002, foi nomeado vigário geral da Diocese de Viseu, cargos que exerceu até 2006; E foi nomeado monsenhor a 1 de dezembro de 2001.
CB