Viseu: Diocese realizou assembleia pré-sinodal

Delegados partilharam atividades e salientaram papel dos leigos

Lisboa, 27 jun 2011 (Ecclesia) – A diocese de Viseu organizou este domingo uma assembleia no quadro do sínodo que decorre entre 2010 e 2015, encontro que contou com a participação do bispo local, D. Ilídio Leandro.

A iniciativa, que se realizou em Viseu, serviu para apresentar a “grande variedade de métodos e estratégias” utilizados pelos mais de 400 grupos de trabalho, refere o site da diocese, que adianta o elenco de atividades partilhadas pelos delegados presentes.

“Os leigos não são suplentes, nem substitutos”, sublinham as conclusões dos grupos de Besteiros, zona localizada no arciprestado de Tondela.

No arciprestado de Sátão, a devoção do Terço rezado em maio nos bairros periféricos da vila serviu de estratégia para a criação de espírito sinodal, ao passo que em Lafões a Escola Diocesana de Educação Cristã dinamizou os animadores dos grupos paroquiais e dos movimentos.

Uma ‘Missão Popular’ divulgou os objetivos do sínodo em Fornos de Algodres, tendo-se gerado grupos familiares de reflexão, enquanto que em Silgueiros foram criadas equipas de aldeia, irmandades e catequistas.

As associações laicais da diocese deram-se a conhecer mutuamente na Festa dos Movimentos e os seus dirigentes, agrupados em duas equipas, reuniram-se quatro vezes durante o ano pastoral (setembro a junho), concluindo que “paróquias organizadas geram comunhão”.

As ordens religiosas marcaram presença no programa do sínodo através da reflexão em grupos criados nas próprias comunidades e também nas paróquias onde desenvolvem a sua ação.

Além da reunião deste domingo, a agenda sinodal incluiu em 2010/11 uma assembleia, uma jornada de formação para leigos e a elaboração de tópicos para discussão nas equipas de trabalho.

Os sínodos diocesanos são assembleias consultivas destinadas a discutir questões importantes das Igrejas particulares.

De acordo com o Código de Direito Canónico (CDC), devem ser convocados pelo bispo quando “as circunstâncias o aconselharem”, depois de ouvido o Conselho Presbiteral, órgão constituído por representantes dos padres.

As sessões sinodais são presididas pelo bispo, que pode delegar o Vigário Geral ou Episcopal para esse ofício.

Ainda segundo o CDC, o sínodo é composto pelos vigários diocesanos, cónegos (quando existam), membros do conselho presbiteral, reitor do Seminário Maior, padres responsáveis e membros dos arciprestados, superiores de congregações religiosas e leigos “a eleger pelo conselho pastoral” das paróquias.

O bispo pode também convidar outras pessoas, incluindo membros de Igrejas ou comunidades eclesiais que não estão em plena comunhão com a Igreja Católica, os quais participam com o estatuto de “observadores”.

As decisões sinodais só podem ser publicadas com a autorização do prelado diocesano.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top