
Viseu, 18 out 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu realiza uma peregrinação ao Santuário de Fátima, e convidou “todos os diocesanos e pessoas de boa vontade” a participar, este sábado, dia 4 de outubro, a propósito do Jubileu 2025.
“Neste Ano Santo Jubilar, espero que possamos juntos peregrinar ao Santuário de Fátima, como já fizemos ao Santuário de Lourdes e os nossos jovens a Roma”, convidou o bispo diocesano, que preside ao encontro, informou o gabinete de informação da Diocese de Viseu.
D. António Luciano refere que “a Peregrinação Jubilar da Diocese será marcada pela oração, pela Eucaristia, pela realização da Assembleia Diocesana, pelo convívio fraterno e partilha”.
“Juntos, vamos rezar por cada uma das paróquias, comunidades e serviços diocesanos, pela paz no mundo, por mais vocações sacerdotais e à vida consagrada, pelo empenhamento dos leigos na pastoral e pelos bons frutos do próximo ano pastoral, a viver em caminho sinodal”, adianta.
O programa da peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima, inicia-se às 10h00, com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições, presidida pelo bispo de Viseu, seguindo-se o desfile até à Basílica da Santíssima Trindade, pelas 10h45.
Para as 11h00 está marcada a Missa na Basílica da Santíssima Trindade, celebrada por D. António Luciano.
No mesmo local, durante o período da tarde, às 16h30, decorre a Assembleia Diocesana, e às 17h45 acontece o encerramento.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e que está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.
LJ