«O catequista tem como missão provocar o encontro com Jesus Cristo”, disse D. António Luciano aos 25 participantes

Viseu, 24 fev 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu, através do Secretariado Diocesano de Educação Cristã, realizou um workshop sobre práticas e dinâmicas na catequese para serem aplicadas nas paróquias, orientado pelo padre Rui Alberto (Salesiano) a cerca de 250 catequistas, este sábado.
“O modelo de catequese tradicional está há muito tempo ultrapassado e o objetivo é ajudar os catequistas dando-lhes técnicas e dinâmicas para usarem com os catequizandos, através da demonstração. O objetivo é ajudar as pessoas, de uma forma muito intuitiva, a perceber como é que se aplica no grupo de catequese uma dinâmica que nos é apresentada em papel”, explicou o sacerdote salesiano, divulga o Gabinete de Informação da Diocese de Viseu, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
O workshop sobre ferramentas práticas e dinâmicas na catequese, “que juntou cerca de 250 catequistas da Diocese de Viseu”, foi organizado pelo Secretariado Diocesano de Educação Cristã (SDEC), na tarde de sábado, dia 22 de fevereiro.
“A comunicação é sempre interativa e no caso da catequese queremos ter essa interatividade também em grupo, porque a fé nunca é só a minha fé, é a nossa fé; o grupo de catequese deve ser uma pequena Igreja, um espaço onde todos juntos descobrem a beleza do Evangelho”, salientou o padre Rui Alberto, que realizou várias dinâmicas interativas com os catequistas.
O diretor do SDEC contextualizou que esta formação surgiu da “necessidade que os catequistas têm de exemplos e ensinamentos práticos”.
“Este encontro resulta de uma sondagem que o Secretariado fez e as respostas que tivemos confirmam que eles sentem falta de práticas e dinâmicas para depois as aplicarem na catequese. Ou seja, necessitam de ideias, que depois possam usar nas suas paróquias, e consideramos que o Padre Rui é uma excelente pessoa para nos desafiar nessa dimensão”, acrescentou o professor Abel Dias.
O bispo de Viseu, que também marcou presença nesta atividade diocesana, incentivou os catequistas, destacou a importância destes agentes pastorais chegarem ao coração das crianças e jovens, transmitindo-lhes a fé, e lembrou que o catequista é “também um discípulo missionário”.
“O catequista tem como missão provocar o encontro dos catequizandos com Jesus Cristo”, indiciou D. António Luciano.
A Diocese de Viseu informa ainda que o Secretariado da Educação Cristã promoveu uma nova edição do curso ‘Ser Catequista’, com 75 participantes nas suas duas sessões, na manhã deste sábado, 22 de fevereiro, e a primeira sessão no dia 8.
O SDEC de Viseu, adianta o gabinete de informação diocesano, vai realizar o Jubileu da Educação Cristã, aberto a toda a comunidade, no dia 25 de maio, no Estádio do Fontelo.
CB/OC