Viseu, 08 fev 2014 (Ecclesia) – A Igreja Católica de Viseu vai iniciar este sábado uma nova fase do Sínodo diocesano, com a realização de encontros de reflexão com os representantes de cada arciprestado e paróquia.
De acordo com o serviço diocesano de informação, a primeira reunião vai ter lugar às 10h00 no Seminário Maior de Viseu, e destinar-se “à apresentação mútua dos sinodais e à apresentação de metodologias de trabalho e temáticas”.
Ainda neste mês, “irão realizar-se Encontros Arciprestais com os Grupos Sinodais paroquiais, os que existem e os que se dispõem agora a iniciar o trabalho de reflexão sobre a necessidade e forma de renovação da Igreja visiense”.
O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, pretende “que haja, pelo menos, um grupo sinodal em cada paróquia” e vai ter a oportunidade de apresentar às pessoas um “ponto da situação do caminho feito e o que há a fazer”.
Cada paróquia ou arciprestado vai ser também chamada a apresentar propostas que possam ser refletidas durante a primeira Assembleia Sinodal, que está marcada para dia 15 de março.
Segundo o gabinete de comunicação diocesano, estão previstas 4 assembleias de duas sessões cada e uma extraordinária mais destinada aos párocos: duas assembleias vão realizar-se em 2014 e as restantes em 2015”.
A caminhada sinodal da Diocese de Viseu começou em 2010, com o objetivo de envolver leigos, religiosos e padres católicos no estudo e apresentação de propostas para renovar a ação da Igreja Católica local.
Os principais objetivos passam por constituir uma diocese fundada na comunhão e corresponsabilidade e renovar as estruturas pastorais, de modo a que elas sejam capazes de responder a desafios como a crise económica, o crescente envelhecimento das comunidades, a desertificação territorial e a escassez de vocações sacerdotais na região.
JCP