Viseu: Diocese em renovação com «novas missões pastorais» – D. Ilídio Leandro

Viseu, 27 jul 2017 (Ecclesia) – O bispo de Viseu publicou as “novas missões pastorais” para o ano 2017-2018, que colocam a diocese “em renovação”, e afirmou que Igreja “precisa de trabalhadores” para “cada lugar e cada tempo”.

“[A Igreja] precisa, igualmente e para muitas outras novas missões, de novos trabalhadores, procurando responder aos desafios que, em cada circunstância, Deus, a Igreja, as Comunidades e as Pessoas vão solicitando”, escreve D. Ilídio Leandro.

O prelado fez mudanças nos seis arciprestados e os três novos sacerdotes da diocese, ordenados em junho, vão fazer parte de equipas de ação pastoral.

O padre João Dinis Lopes de Figueiredo, que “por razões de idade pediu a exoneração da missão de pároco”, recebeu a proposta de ser o Vigário Episcopal para o “acompanhamento dos sacerdotes mais idosos”.

No documento intitulado ‘Novas Missões Pastorais 2017-2018’, o bispo de Viseu agradece também a todos – leigos, religiosos e diáconos – os que têm colaborado no “ministério da organização, da formação e da santificação do Povo de Deus”.

D. Ilídio Leandro deseja “vida e saúde, na comunhão da mesma ‘fraternidade sacramental’” aos presbíteros que pela idade ou doença “estão retirados dos encargos do exercício pastoral”.

No documento das nomeações para o novo Ano Pastoral 2017-2018, o bispo de Viseu informa que o início da nova atividade terá lugar durante o mês de setembro.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top