Viseu: Diocese detalha motivos que levaram D. Ilídio Leandro a pedir renúncia

Bispo espera por decisão do Papa num processo de substituição que já se encontra em andamento

Viseu, 21 set 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu emitiu hoje um comunicado a detalhar os motivos que levaram o bispo local, D. Ilídio Leandro, a pedir ao Papa a sua renúncia ao cargo, por motivos de saúde.

“Há sete anos, D. Ilídio sofreu um AVC que, não deixando sequelas físicas, deixou debilidades na sua capacidade de trabalho, que sentia especialmente na condução de reuniões com agenda mais pesada”, refere a nota enviada à Agência ECCLESIA.

A informação tinha sido confirmada esta quarta-feira à Agência ECCLESIA pelo próprio D. Ilídio Leandro, de 66 anos, que aguarda agora a decisão de Francisco.

O responsável ainda não atingiu a idade prevista para a resignação (75 anos), mas o Direito Canónico pede aos bispos diocesanos que apresentem a sua renúncia em casos de “precária saúde” (cânone 401, §2).

A nota enviada da Casa Episcopal de Viseu refere que o bispo diocesano vem “sentindo alguma dificuldade em acompanhar, seguir e sintetizar ideias e conclusões, tanto em relação ao contributo dos participantes, como em relação ao seu próprio contributo, nas reuniões de trabalho”.

“Sentia frequentemente lapsos de memória, mesmo em situações de comunicação pública previamente preparada, obrigando-se a escrever tudo quanto comunicava, para não faltarem as palavras, no momento próprio”, acrescenta o comunicado.

O bispo de Viseu já tinha pedido a resignação ao Papa, há três anos, “com suporte de opinião médica”, pedido que não foi atendido pela Santa Sé, que considerou a situação “reversível”.

“Não sentindo melhoras, D. Ilídio renovou há meio ano o pedido, que agora foi atendido pelo Santo Padre Francisco”, adianta a nota oficial, acrescentando que “o processo de substituição está a decorrer normalmente, levando algum tempo”.

D. Ilídio Leandro foi ordenado bispo a 23 de Julho de 2006, depois de ter sido nomeado por Bento XVI como sucessor de D. António Marto na Diocese de Viseu.

O bispo promoveu a partir de 2010 um Sínodo Diocesano, cujas conclusões foram apresentadas em 2016 como “a base para os planos pastorais dos próximos 10 anos”.

D. Ilídio Leandro nasceu a 4 de dezembro de 1950, em Rio de Mel, Distrito e Diocese de Viseu; terminados os estudos em Filosofia e Teologia, no Seminário Maior de Viseu, recebeu a ordenação sacerdotal a 25 de dezembro de 1973, na Catedral de Viseu. Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. Ilídio Leandro é atualmente vogal da Comissão Episcopal do Laicado e Família

OC

Partilhar:
Scroll to Top