Crianças, adolescentes, jovens e adultos são convidados concretizar gestos de conversão, solidariedade e compromisso cristão
Viseu, 05 fev 2026 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu está a promover a preparação da Páscoa através de uma dinâmica quaresmal, que decorre entre 22 de fevereiro e 5 de abril, centrada no tema “Sé Protagonista da Mudança”, a que é dedicado o programa pastoral.
“Neste tempo quaresmal, os diocesanos são chamados a assumir um papel ativo, tornando-os ‘Protagonistas da Mudança’ na própria vida e na vida da comunidade”, pode ler-se na informação enviada à Agência ECCLESIA.
Segundo a proposta, “através da oração, da escuta da Palavra, do serviço e da caridade”, os membros da diocese “são convidados a passar da indiferença ao cuidado, do egoísmo à partilha, da divisão à paz, questionando-se: “Estou disposto a mudar? Que atitudes preciso de transformar? Que lugar ocupa Deus nas minhas escolhas e no meu dia a dia?”.
A dinâmica quaresmal dirige-se a toda a comunidade diocesana – crianças, adolescentes, jovens e adultos – convidando-a a viver a Quaresma como um autêntico caminho de conversão.
“Assumindo um papel ativo na transformação pessoal, comunitária e social, os fiéis são desafiados a concretizar gestos de conversão, solidariedade e compromisso cristão, preparando o coração para a vida nova que brota da Páscoa”, pode ler-se.
A dinâmica quaresmal inspira-se no testemunho da Beata Rita Amada de Jesus, natural da Diocese de Viseu, para que todos aprendam “a viver esta Quaresma com um coração simples e disponível, marcado pela confiança total em Deus, pelo amor concreto aos irmãos e pela fidelidade quotidiana ao Evangelho”.

Segundo indica a Diocese de Viseu, semana após semana, as comunidades paroquiais são convocadas a “ter gestos concretos, símbolos visíveis no altar e compromissos simples para o dia a dia, através da construção gradual de um puzzle, que será colocado num espaço de destaque na igreja”.
“Peça a peça, este puzzle pretende representar a caminhada conjunta da comunidade, lembrando que a mudança pessoal ganha força quando é vivida em comunhão”, refere.
Em cada semana, é proposto um tema inspirado no Evangelho dominical, através de uma “frase-resumo” afixada em cartaz visível e um gesto concreto e um compromisso individual ou comunitário, a ser depositado numa caixa elaborada para o efeito.
“Com esta proposta, a Diocese de Viseu deseja que a Quaresma seja vivida como um verdadeiro tempo de graça, em que cada pessoa se deve deixar transformar pela ação de Deus e assumir, com coragem e esperança, o compromisso de construir um mundo mais justo, fraterno e solidário, com passos conscientes rumo a uma vida mais autêntica e pascal”, conclui.
Os materiais para viver esta dinâmica quaresmal podem ser encontrados online.
A Quaresma que se inicia com a celebração de Cinzas (quarta-feira), este ano dia 18 de fevereiro, é um tempo litúrgico de 40 dias (a contagem exclui os domingos), marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (5 de abril, em 2026).
LJ
