Viseu, 18 fev 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu assinala hoje a festa de São Teotónio, primeiro santo português, padroeiro da comunidade católica local, com uma Missa, pelas 18h30, na Catedral.
“A nossa Diocese e cada um de nós somos chamados e interpelados a imitar a vida e o exemplo de São Teotónio trilhando caminhos de santidade e de generosidade e partilha para com o próximo”, refere D. António Luciano, bispo de Viseu, numa nota publicada a respeito desta celebração.
“Vivamos a festa do Padroeiro da nossa Diocese com espírito orante, em profunda alegria e gratidão, confiantes que Ele nos ajudará a construir um mundo melhor, um mundo que contagie os nossos jovens na esperança que nos vem de Deus”, acrescenta.
São Teotónio, nascido cerca de 1082 no concelho de Valença do Minho, morreu em 1162, depois de ter estado ligado ao primeiro rei português, D. Afonso Henriques, no estabelecimento e consolidação da nacionalidade.
O santo português é padroeiro principal da Diocese de Viseu e padroeiro secundário da Diocese de Viana do Castelo e da cidade de Coimbra.
OC