Viseu: Diocese acolhe jovens de Espanha, França e Canadá a caminho da JMJ 2023

Famílias de acolhimento de Mangualde encontraram-se esta tarde com 78 peregrinos que chegaram de Segóvia

Viseu, 26 jul 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu vai  “acolher com o coração” 2000 jovens que partiram de cinco dioceses de Espanha, quatro de França e uma do Canadá e partilhar “com orgulho” a cultura e a fé que vivem de uma “maneira intensa”.

“Queremos mostrar como é bom ser português e como vivemos a nossa fé de uma maneira especial e intensa”, disse à Agência ECCLESIA Fernando Chapeiro, coordenador do Comité Organizador Diocesano de Viseu para a Jornada Mundial da Juventude.

Entre os dias 26 e 31 de julho, jovens de todo o mundo são acolhidos nas várias regiões do país nos  Dias nas Dioceses, um tempo que antecede a JMJ Lisboa 2023, que decorre entre os dias 1 e 6 de agosto.

Na Diocese de Viseu, os 2000 jovens são acolhidos em 325 famílias e num espaço coletivo onde fica a Diocese de Lyon, que decidiu fazer nestes dias um percurso conjunto, e vão viver “23 programas” que seguem um itinerário comum.

“Viseu tem 23 programas. São 208 paróquias, algumas trabalharam sozinhas, outras uniram-se e temos 23 programas. Há cinco pilares temáticos: o acolhimento, a cultura, a missão, o desporto, a espiritualidade e o envio. São 23 programas diferente, mas iguais”, disse o coordenador do COD de Viseu.

Para Fernando Chapeiro, o envolvimento das várias comunidades foi crescendo, traduzindo-se na “ansiedade” com que esperavam os autocarros ao longo do dia de hoje, nas várias regiões da diocese.

Em Mangualde, a paróquia vai acolher 78 jovens da Diocese de Segóvia, que chegaram hoje à tarde e foram acolhidos pelas famílias onde vão ficar até ao dia 31 para “conhecer a gente e partilhar a fé”.

“Vínhamos cantando e estávamos ansiosas para conhecer a nossa família”, disse Sandra à Agência ECCLESIA, acrescentando que trouxe produtos típicos de Segóvia para oferecer a quem a vai acolher.

Para Marina, as pessoas de Mangualde mostraram-se “muito amáveis” para com os jovens que chegavam e os Dias nas Dioceses são uma oportunidade para “partilhar experiências com gente nova” e “conhecer pessoas com a mesma fé”.

A família de António Pedro Almeida esperou esta tarde pelos jovens que vão acolher durante os próximos dias da Diocese de Segóvia, em Espanha, afirmando viver um “momento único”.

“Já estive em Segóvia, uma cidade lindíssima. E receber pessoas jovens com o espírito de alegria e partilha no momento em que o Papa cá vai estar é um momento único”, afirmou o António Pedro Almeida.

Para o padre Paulo Domingues, pároco em Mangualde, de onde partem 40 jovens para a JMJ em Lisboa, a vivência dos Dias nas Dioceses é uma oportunidade para conhecer a cultura local, de preparar a jornada entre os dias 1 e 6 de agosto e perspetivar uma Igreja em diálogo com os jovens.

“Temos de dialogar com eles, rezar e perceber o que eles esperam da Igreja”, afirmou em declarações à Agência ECCLESIA.

Para o bispo de Viseu, a Jornada Mundial da Juventude é uma oportunidade de dizer aos jovens que são “vida e esperança na Igreja e no mundo”.

D. António Luciano lembrou que a Igreja e os seus líderes devem ser “capazes de ter o sentido de acolher, de estar próximos e dar passos com aqueles que são diferentes” para “tornar a Igreja mais viva, mais responsável, mais cheia do Espírito”.

O bispo de Viseu disse que “é com grande alegria” que acolhem 2000 jovens nestes dias até à JMJ Lisboa 2023, que começaram desde os primeiros instantes em que chegaram à diocese a a ser sinal de “uma grande festa, um grande colorido e um sinal que, onde estão os jovens, há um presente muito gratificante, mas há um futuro pelo qual todos esperamos e ansiamos”.

Mais de 67 mil e 600 peregrinos, de 126 países, começam hoje a viver um programa cultural e religioso especial, em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas, preparando o encontro mundial de Lisboa.

Os dados referem-se aos chamados Dias nas Dioceses (DND), que decorrem até 31 de julho, no Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

LS/PR

JMJ 2023: «Dias nas Dioceses» antecipam encontro mundial, com mais de 67 mil peregrinos, de norte a sul do país

Partilhar:
Scroll to Top