Viseu: Dezenas de pessoas participaram na homenagem a Nossa Senhora de Fátima na concentração arciprestal mariana

Bispo diocesano presidiu à celebração da iniciativa, cuja organização esteve a cargo do Arciprestado Urbano de Viseu e do Movimento de Mensagem de Fátima

Foto: Diocese de Viseu

Viseu, 06 mai 2025 (Ecclesia) – Dezenas de pessoas reuniram-se no sábado à noite, na Catedral de Viseu, para a concentração arciprestal mariana, homenageando Nossa Senhora de Fátima, na véspera do Dia da Mãe.

O bispo diocesano presidiu à celebração, no decorrer da qual, a partir da leitura do Evangelho das Bodas de Caná, salientou a importância da intervenção de Maria a favor da família, quando pediu aos servos que fizessem tudo o que Jesus lhes dissesse, informa o gabinete de informação da Diocese de Viseu.

D. António Luciano refletiu também sobre a mensagem de Fátima e a relação com as aparições de Lourdes.

“Maria nos aponta sempre o caminho de Jesus e, como nossa Mãe, cuida de nós em todos os momentos da nossa vida, daí a força da palavra: ‘fazei tudo o que Jesus vos disser’””, referiu.

Segundo o padre Jorge Seixas, arcipreste, a concentração “teve como objetivo convocar, de um modo especial, as pessoas do Arciprestado Urbano, para um momento de oração e de louvor a Maria de Nazaré, Mãe de Deus e nossa Mãe”.

“Num fim de semana em que homenageávamos as nossas mães, não quisemos esquecer a nossa Mãe, porque, como dizia o Papa Francisco: temos Mãe. De Maria, a Igreja aprende a ser Mãe e, graças a Maria e à Igreja, nós não somos órfãos, temos Mãe”, destacou.

“Com esta celebração, experimentámos que Maria é a Mãe que nos mostra Jesus e que nos faz ver Jesus”, acrescentou.

Foto: Diocese de Viseu

De acordo com a presidente do Movimento da Mensagem de Fátima, Isabel Martins, este foi um “evento intenso dedicado a Nossa Senhora, vivido de uma forma muito comovente”, que quiseram honrar num “dia tão significativo”.

“Apesar da chuva, o evento realizou-se e temos a certeza de que Maria é a Mãe de todas as mães e de toda a humanidade. Está feliz com o empenho, dedicação e presença de todos”, expressou.

A concentração, que celebrou os 10 e 60 anos da peregrinação de Nossa Senhora de Fátima na Diocese de Viseu, esteve a cargo do Arciprestado Urbano de Viseu e do Movimento da Mensagem de Fátima e nela participaram “muitos sacerdotes, acólitos, escuteiros, militares da GNR, grupos, obras e movimentos diocesanos”.

O mau tempo impediu a realização da procissão das velas, que se acenderam nos Claustros da Sé, a partir do Círio Pascal.

Depois do terço meditado e cantado pelo povo de Deus, o andor de Nossa Senhora foi transportado pelos militares da GNR.

No próximo ano, a celebração decorre no dia 02 de maio.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top