Viseu, 27 abr 2018 (Ecclesia) – O Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu começou a celebrar o seu 10º aniversário com uma sessão sobre o Santuário de Fátima e a marca mariana naquele território.
A comunicação “Santuário de Fátima, lugar de bens culturais: chaves de leitura para a paisagem da fé ao longo de 100 anos” foi proferida por Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima.
O tema permitiu a “leitura da história e da inspiração que acompanhou a idealização e construção do Santuário de Fátima e equipamentos que constituem toda a sua envolvência, uma visão diferente de como surgiu e se desenvolveu quanto se vê e se vive no Santuário”.
A diretora do Departamento dos Bens Culturais da diocese, Fátima Eusébio, falou do início da devoção a Nossa Senhora de Fátima na Diocese de Viseu.
“Com recurso ao arquivo do Jornal da Beira apresentou um conjunto de notícias de primeira página, em grande destaque, com que este Semanário acompanhou as primeiras peregrinações automóveis a Fátima e, depois, a apoteótica Peregrinação da Imagem da Virgem de Fátima por toda a Diocese, culminando na Catedral de Viseu”, informa o site diocesano.
Na sessão foram ainda apresentadas fotografias e documentação relativas à construção da primeira Capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima na Diocese, em Coruche (Aguiar da Beira).
O bispo diocesano, D. Ilídio Leandro, felicitou o trabalho do departamento diocesano e realçou as comemorações dos 500 anos da Dedicação da Catedral e a edição da “História da Diocese”.
SN