Diocese mostra disponibilidade para acolher refugiados daquele país de leste
Viseu, 08 Mar 2022 (Ecclesia) – D. António Luciano presidiu a uma vigília de oração pela paz na Ucrânia e disse que a Diocese de Viseu está disponível para “acolher, integrar e ajudar um grupo de refugiados” daquele país através das suas Instituições, Cáritas e outros em “espaços disponíveis para tal fim”.
“Estamos abertos para em espírito cristão e de cooperação fraterna e humana colaborar com as autoridades civis encarregadas de acolher os refugiados e os distribuir pelo espaço da diocese”, escreveu D. António Luciano.
A vigília, dia 05 de março, decorreu na Igreja do Coração de Jesus em Viseu, como “gesto irmão de solidariedade” onde estiveram presentes “muitos leigos” e também sacerdotes, consagrados e elementos da comunidade ucraniana, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA
“Foi um momento de beleza espiritual, oração, solidariedade e cânticos em português e ucraniano” e “um momento único de oração pela paz e pelo povo da Ucrânia, principalmente os refugiados que vão em busca de segurança noutros países da Europa”, lê-se
Os presentes disseram “sim à paz” e condenaram “a guerra e a invasão do povo ucraniano pelas autoridades russas”.
As leituras bíblicas, as orações, os cânticos, a oração de São Francisco e as intenções a pedir a paz foram feitas pelos escuteiros, colocando simultaneamente junto do altar uma flor branca, símbolo da paz.
Na Igreja do Coração de Jesus, celebram o culto os cristãos de rito Greco-Católico da comunidade ucraniana presentes há mais de vinte e dois anos na Diocese de Viseu.
LFS