Viseu: Consagrados identificaram «dificuldades, desafios e esperanças» vividas na pandemia

Viseu, 09 jul 2021 (Ecclesia) – A delegação da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) de Viseu realizou um encontro com representantes de vários Institutos de Vida Consagrada para partilhar “a experiência em tempo de pandemia”, identificando “dificuldades, desafios e esperanças”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a CIRP Regional de Viseu explica que a “oportunidade de renovação da fé nas comunidades”, dedicarem “mais tempo para a leitura, o silêncio e a oração” ou a valorização dos meios digitais como “meio de partilha de vida, evangelização e comunhão” com pessoas, comunidades e congregação foram alguns dos “desafios e esperanças” deste tempo pandémico.

No lado das “dificuldades”, os consagrados e consagradas destacam como “mais significativas” as “muitas formas de medo e ansiedade de contagiar ou ser contagiado, solidão”, isolamento pessoal e em “relação a pessoas e grupos destinatários da missão”, e também não saberem como “socorrer os infetados” com o novo coronavírus Covid-19, ou como responder a “diversas manifestações do exterior que questionam a fé”.

O bispo diocesano, D. António Luciano, numa breve visita, manifestou “proximidade e comunhão” no encontro promovido pela CIRP regional de Viseu, no dia 3 de julho, na casa das Irmãs do Sagrado Coração de Maria.

Esta iniciativa terminou com a celebração da Eucaristia onde foram lembrados os consagrados e familiares falecidos por causa da Covid-19, evocando também 150 anos das Irmãs do Sagrado Coração de Maria, em ação de graças.

CB

Partilhar:
Scroll to Top