Iniciativa integrou-se na celebração do padroeiro da Paróquia de Coração de Jesus e foi inspirada pelo Jubileu 2025

Viseu, 01 jul 2025 (Ecclesia) – O Agrupamento de Escuteiros 1106 Coração de Jesus, em Viseu, promoveu, na passada sexta-feira, a IV caminhada cultural, com o tema ‘Caminhar com Esperança’, reunindo cerca de 150 pessoas e passando por diversas instituições.
“A caminhada é cultural e temática e, este ano, o tema ‘Caminhar com Esperança’ foi influenciado no Jubileu da Esperança. Nesse âmbito, decidimos ir a várias instituições da cidade, que na nossa opinião são promotoras de esperança ou nas quais a sociedade e nós, cristãos, depositamos esperança”, afirmou Davide Costa, dirigente do Agrupamento.
A Casa Episcopal foi um dos pontos de passagem, no qual os participantes tiveram a oportunidade de conviver, numa vertente de sentido eclesial, com o bispo de Viseu, D. António Luciano, informa o gabinete de informação da diocese.
O responsável católico saudou a iniciativa, tendo agradecido a escolha da Casa Episcopal para um dos pontos do itinerário e incentivado os participantes a viverem o Jubileu da Esperança, com sinais que marquem o seu encontro com o outro e com a Igreja.
O Coro Infanto-Juvenil da Paróquia de Abraveses, que esteve presente na primeira Jornada Mundial das Crianças, em Roma (25 e 26 de maio de 2024), foi o responsável por animar o momento.
A caminhada passou também pela Escola Secundária Alves Martins, pela Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Viseu, terminando na PSP, sendo que em cada um dos pontos de paragem atuaram grupos musicais.
“Esta iniciativa teve ainda como objetivo criar uma parceria entre paróquias para dizer que caminhamos juntos e que, mesmo em Igreja, não estamos isolados”, destacou Davide Costa.
A caminhada integrou-se na celebração do padroeiro da Paróquia de Coração de Jesus, com o mesmo nome, tendo sido antecedida pela celebração da Missa solene, presidida pelo pároco local, cónego Jorge Seixas, bem como de um jantar e animação musical com a atuação dos ‘Bué Animados’ da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu.
“Foi uma Caminhada pela Esperança e visitámos entidades que são para nós garantia e exemplo de esperança”, expressou o cónego Jorge Seixas, pároco de Coração de Jesus.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, dedicado ao tema “Peregrinos de Esperança”, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.
LJ/OC