«O objetivo é que a partilha de experiências profissionais leve a boas práticas, preparar o futuro» – Vanda Rodrigues
Viseu, 28 fev 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu informa que o Centro Social Paroquial de Rio de Loba dinamizou as primeiras jornadas gerontológicas, sobre ‘cuidados diferenciados na terceira idade, + qualidade, + vitalidade’, esta quinta-feira, no Seminário diocesano.
“O nosso objetivo é que a partilha de experiências profissionais nos leve a boas práticas, ou seja debater o presente para preparar o futuro”, salientou Vanda Rodrigues, técnica superior de Educação Social do Centro Social Paroquial de Rio de Loba, em nota enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Viseu.
O presidente da direção do Centro Social e Paroquial de Rio de Loba, o padre José Henrique, sublinhou que as I Jornadas Gerontológicas eram uma oportunidade “de partilha de experiências”, através de um “encontro de pessoas, homens e mulheres que trabalham em prol do bem-estar dos idosos”.
As jornadas gerontológicas, sobre ‘cuidados diferenciados na terceira idade, + qualidade, + vitalidade’, ficaram marcadas pela “partilha de várias práticas e experiências”, com o objetivo de “melhorar os cuidados prestados de uma forma mais individualizada e diferenciada”, e tiveram 167 inscritos, “lotação máxima de participantes”.
“Sabemos que uma determinada instituição pode ter uma forma de trabalhar em determinado contexto e que pode ser replicada a outras instituições, que melhoram certamente os contextos onde intervêm”, acrescentou Vanda Rodrigues, técnica superior de Educação Social do Centro Social Paroquial de Rio de Loba.
A sessão de abertura das jornadas gerontológicas contou com a presença da diretora da Unidade de Desenvolvimento Social do Instituto da Segurança Social do Centro Distrital de Viseu, Neusa Festas, do presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPPS) de Viseu, Celestino Martins, do presidente da Junta de Freguesia de Rio de Loba, Berito Esteves, e de uma representante do Município de Viseu, Fernanda Santos.
Vários painéis debateram “respostas diferenciadas dadas aos seniores pelas instituições”, o bem-estar integral, onde contaram com a presença do ‘chef’ Diogo Rocha, “um corpo são e uma mente sã, envelhecer com qualidade e a importância de pensar no futuro”.
Segundo Vanda Rodrigues, para além dos oradores convidados, o Centro Social Paroquial de Rio de Loba alargou o público-alvo desta reflexão e partilharam “estes conhecimentos com os estudantes das áreas da saúde e social” para que possam aplicar algumas das coisas que ouviram, “na sua vida ativa profissional”, informa a Diocese de Viseu.
O Centro Social Paroquial de Rio de Loba, em Viseu, apoia 124 seniores e tem quatro respostas sociais: Centro de Dia; lar; apoio domiciliário e ATL.
CB/OC