Secretariado diocesano de Educação Cristã lançou atividades a partir de «mudança de paradigma» na catequese em Portugal

Viseu, 29 set 2023 (Ecclesia) – O Secretariado de Educação Cristã da Diocese de Viseu realizou um encontro de apresentação do novo itinerário para a iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias.
“O encontro, subordinado ao tema «Alarga a tua tenda», teve uma forte participação de catequistas, cerca de 320 de todos os arciprestados, tendo-se registado grande envolvimento, interesse e abertura de todos, que fizeram muito presente o «todos, todos, todos!» do Papa Francisco como inspiração e desafio para este novo ano pastoral”, indica uma nota enviada pelo SDEC de Viseu à Agência ECCLESIA.
O comunicado dá conta da importância atribuída pelos participantes a momentos de “partilha de experiências”, pedindo que possam “um contributo que ajude as comunidades a crescer no acolhimento de todos com a alegria do Evangelho”.

O novo itinerário de catequese vai ser o “referencial” para a formação crianças e dos adolescentes com as famílias, “num processo de mudança de paradigma para este setor da Igreja Católica”.
Os catequistas manifestaram a intenção de acolher “todos, todos, todos”, estando “fixos à palavra de Deus”, procurando “criar laços”, formando “comunhão e união, uma igreja alegre e feliz”.
“Que nós, os catequistas, sejamos suporte e instrumento de Deus para as crianças a nós confiadas, na missão de alargar a tenda. Caminhemos como Maria em missão de pastores de homens novos, acompanhando-os pelos caminhos da persistência, coragem e amor”, pode ler-se na nota.
LS