Viseu, 23 jul 2025 (Ecclesia) – Os 509 anos da dedicação da catedral de Viseu vão ser celebrados, hoje, pelas 18h30, com eucaristia presidida pelo bispo diocesano, D. António Luciano.
Esta celebração é organizada pelo cabido da Sé, que “convida o povo de Deus a olhar para a Catedral como Igreja mãe da nossa Diocese”, apela o cónego Manuel Matos.
A dedicação é uma cerimónia solene na qual a catedral é consagrada e dedicada ao culto divino.
“Esta celebração litúrgica convida-nos a olhar para a Igreja mãe como seus filhos, gerados pelo batismo e chamados a um compromisso de serviço eclesial. A Igreja Diocesana, presente em cada comunidade paroquial, deve ver na Catedral o sinal de comunhão e unidade, luz que ilumina todos os povos, vivendo a dimensão da caridade como sinal de esperança, desafiando todos os diocesanos a um trabalho conjunto”, realça o Bispo de Viseu.
Neste Ano Jubilar da Esperança, esta celebração torna-se um “incentivo para que todos os cristãos possam fazer um caminho sinodal proposto pelas normas fundamentais decorrentes das conclusões do Sínodo dos Bispos, que devem ser aplicadas em cada paróquia”.
No mesmo dia, celebra-se também o sétimo aniversário da entrada solene de D. António Luciano, na Diocese de Viseu.
LFS