Viseu: Caminho Neocatecumenal inaugura espaço celebrativo no complexo da Igreja Madre Rita

É o primeiro, nível nacional, inspirado no novo estilo da nova evangelização do fundador Francisco Arguello

Viseu, 29 nov 2024 (Ecclesia) – O Caminho Neocatecumenal na Diocese de Viseu inaugurou no passado domingo um espaço celebrativo no complexo da Igreja Madre Rita, em Ranhados, naquela diocese.

“Este é o primeiro espaço, a nível nacional, inspirado no novo estilo da nova evangelização do fundador Francisco Arguello, mais conhecido como Kiko Arguello”, explicou Félix Lucchino, responsável do Caminho Neocatecumenal na Diocese de Viseu, informa uma nota envidada à Agência ECCLESIA.

Segundo o responsável, “esta sala foi inspirada na nova estética que se está a espalhar pelo mundo e que em Portugal é a primeira a ser feita”.

A nova visão estética, que contrasta com os estilos barroco e romano, é considerada “um passo histórico”, ao ser inspirada num estilo que “vem ao encontro dos tempos atuais para os cristãos de hoje”, salientou.

Félix Lucchino dá conta que foi necessário fazer obras de fundo num espaço que ainda não tinha sido intervencionado para a criação da nova zona, que é acolhedora, “com muita luz” e cheia “de sinais catequéticos”.

A obra rondou os cerca de 50 mil euros, despendidos essencialmente para a compra de materiais, uma vez que a mão de obra foi praticamente feita pelos membros e responsáveis do Caminho Neocatecumenal.

A inauguração contou com a presença do pároco de Ranhados, Padre Abel Rodrigues, acompanhado de vários padres e de alguns membros da comissão da fábrica da Igreja Madre Rita, juntamente com muitos membros do Caminho Neocatecumenal, adianta o gabinete de informação da Diocese de Viseu.

O pároco benzeu o espaço e seguiu-se a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre Javier Peres, responsável do Caminho na zona norte de Portugal, e um momento de convívio festivo.

Além da realização das celebrações, duas vezes por semana, e aos sábados, o espaço estará disponível para outras atividades paroquiais e diocesanas.

O Caminho Neocatecumenal é um itinerário de evangelização e catequese de iniciação à vida cristã, vivido em pequenas comunidades dentro das paróquias, para redescobrir as imensas riquezas do batismo e do ser cristão, com o objetivo de aprofundar a fé dos que iniciam o caminho da Igreja, contextualiza a Diocese de Viseu.

Reconhecido pela Igreja Católica, como um itinerário de formação válido para a sociedade e os dias de hoje, o Caminho Neocatecumenal nasceu em Espanha, em 1964, por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández, já falecida.

O movimento chegou a Portugal por volta de 1969, quando Kiko Argüello foi viver para a Penha de França, no Patriarcado de Lisboa.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top