Algarve: Diocese lança proposta de preparação para o Jubileu 2025

Documento apresenta conjunto de iniciativas que se realizam no tempo do Advento para «despertar a consciência e sensibilidade de todos para o acontecimento»

Algarve, 29 nov 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve lançou na tarde desta quinta-feira uma proposta de preparação para o Jubileu 2025, integrando um conjunto de iniciativas que se realizam no tempo do Advento, que se inicia no próximo domingo.

O objetivo “é proporcionar um caminho diocesano e de comunhão entre todas as comunidades, tendo como finalidade despertar a consciência e sensibilidade de todos para o acontecimento do Jubileu 2025 que está a chegar”, pode ler-se na introdução do documento, disponibilizado pelo jornal Folha do Domingo.

A proposta “simples e que procura sobretudo fomentar as dimensões espiritual e performativa”, pretendeu também “ser elaborada de maneira a promover ações que pudessem ser realizadas em comunidade, bem como outras que pudessem ser realizadas comunitária e/ou individualmente”.

O caminho de preparação para o Ano Santo inclui três noites de reflexão, distribuídas pelas três zonas pastorais da diocese – Sotavento, Barlavento e Centro -, que tratam temas ligados ao Jubileu e cuja participação pode ser feita presencialmente ou através de transmissão digital que vai ser assegurada nos canais digitais da diocese.

A primeira noite, que acontece às 21h do dia 5 de dezembro, no salão paroquial de São Luís, em Faro, é dedicada ao tema “’A esperança não engana’: o sentido do Jubileu à luz da Bula do Papa Francisco” e apresentada pelo cónego Carlos de Aquino.

O salão paroquial da Luz de Lagos acolhe a segunda noite, no dia 12 de dezembro, às 21h, com o padre Mário Sousa que se debruça sobre “O Jubileu na História da Salvação e à luz da Palavra de Deus”.

Já o sacerdote jesuíta Rui Fernandes fala sobre “Um Jubileu sobre a Esperança… Porquê?”, na terceira noite, que se realiza no dia 18 de dezembro, pelas 21h, na Centro Pastoral de Pêra.

O subsídio de preparação para o Ano Santo abrange ainda uma proposta dominical com admonições, preces e orações para as celebrações eucarísticas, do primeiro domingo do Advento até à Solenidade do Natal.

Além disso, o documento apresenta duas orações familiares: uma realiza-se no momento de acendimento das velas da corroa do Advento, a partir de algumas passagens bíblicas do Evangelho de São João, e outra de caminhada familiar diária, que reflete os 25 números que constituem a bula de proclamação do Jubileu 2025 pelo Papa Francisco.

Esta segunda proposta “possibilita a cada pessoa e/ou cada família fazer um itinerário de 25 momentos de oração diária em ordem a um melhor acolhimento e vivência, seja do Natal do Senhor seja do Jubileu”, explica o documento.

Uma celebração de adoração eucarística, meditações de oração do rosário e uma vigília comunitária de oração integram ainda a proposta diocesana.

“Esperemos que, com esta proposta (usada tal como está ou adaptada), o Tempo do Advento, tempo da Esperança por excelência, seja proveitoso neste caminho quer rumo ao Natal do Senhor Jesus, quer rumo ao Jubileu, a fim de vivermos com renovada esperança e alegria”, refere o documento.

O Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja, vai começar no dia 28 de dezembro deste ano e termina a 6 de janeiro de 2026, com o lema ‘Peregrinos de Esperança’.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top