Igreja/Desporto: Diocese de Vila Real é pentacampeã da «Clericus Cup» (c/fotos)

Bispo de Viseu, onde decorreu o torneio de futsal para padres, valorizou papel do desporto no caminho da fé, saudando participantes

Viseu, 03 jul 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real conquistou hoje a 17ª edição do campeonato de futsal para padres portugueses, a ‘Clericus Cup’ 2024, após vencer, em Viseu, a equipa de Braga  (Bracara), tornando-se pentacampeã da competição.

A final  colocou frente a frente as mesmas equipas da edição de 2023 e registou resultado idêntico, com uma vitória da equipa de Vila Real por 5-1, no Pavilhão do Colégio da Via Sacra, onde foram entregues os prémios.

A receção oficial e sorteio realizaram-se esta segunda-feira, no Auditório do Seminário Maior de Viseu.Após os jogos da fase de grupos, as meia-finais decorreram esta tarde, com vitórias das equipas de Braga (Bracara) sobre a de Viseu, por 4 a 1, e de Vila Real sobre o Porto, por 7 a 1.

A ‘Clericus Cup’, que reiuniu sete equipas, tem também como objetivo a escolha os jogadores que vão representar Portugal no torneio de futsal europeu de padres.

A seleção do clero português foi campeã europeia em 2012, 2015, 2016, 2017 e 2019.

Realizada em Portugal desde 2006, a ‘Clericus Cup’ já passou por Braga, Porto, Lousada, Lisboa, Viseu (2009), Santiago do Cacém, Funchal, Vila Real, Arcos de Valdevez, Lamego, Penamacor, Chaves e Mangualde (2023).

O bispo de Viseu presidiu esta terça-feira à Eucaristia na Sé, com os participantes na 17ª edição da ‘Clericus Cup’, campeonato de futsal nacional de padres, destacando que “o desporto é uma boa ferramenta para ajudar a dar sentido à fé”.

D. António Luciano saudou todos os cerca de 100 participantes que, desde segunda-feira, integraram e estiveram na organização da iniciativa (sacerdotes, leigos e seminaristas), representando representadas as dioceses de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real (campeões em título), Lamego, Viseu, Guarda e Vicentinos/Alentejo.

Na homilia, enviada à Agência ECCLESIA o bispo diocesano salientou o papel do desporto na construção de uma Igreja sinodal.

“Foi-vos oferecida a oportunidade de caminharem juntos para uma meta que assenta em valores do Evangelho e de uma autêntica cidadania, promovendo o conceito de Igreja sinodal, num ambiente de desporto sadio. Convido-vos a levar convosco, para as vossas paróquias e dioceses, o convívio, a alegria e a festa que aqui viveram”, pediu, informa uma nota diocesana.

Segundo D. António Luciano, o “desporto é sempre uma boa ajuda para crescer numa espiritualidade” que anima a “caminhar para a meta”.

“A meta de um sacerdote, de um leigo e de um cristão é sempre Jesus Cristo”, assinalou.

LJ/LFS/OC

Notícia atualizada às 20h15

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR