D. Ilídio Leandro celebrou Missa Crismal com padres da diocese e apelou a uma nova evangelização
Viseu, 05 abr 2012 (Ecclesia) – O bispo de Viseu afirmou hoje que a Igreja deve promover uma nova evangelização para contrariar “o eclipse de Deus e as densas sombras” que atingem a sociedade.
D. Ilídio Leandro falava durante a homilia da Missa Crismal, que marca o início das celebrações de Quinta-feira Santa, pedindo aos padres da diocese para “tornarem a Eucaristia significante”, passando “da palavra à ação”.
“Temos de ser, para todos, razão para a Esperança – Esperança que seja cristã e teologal ao mesmo tempo, isto é, esperança que vem de Cristo e aproxima os irmãos”, sublinhou.
O prelado convidou ainda os sacerdotes a serem “missionários cada vez mais fora dos confortes e dos confortos dos templos e mais próximos das pessoas”.
“O melhor serviço que podemos prestar à sociedade contemporânea é revelar-lhe Deus”, reforçou.
O bispo de Viseu referiu o sínodo diocesano como um “momento de conversão profunda” que deve começar pelos padres, “agentes mais implicados e comprometidos na renovação da Igreja, pela evangelização, catequese e formação”.
“As normas não podem asfixiar ou dificultar a vida, mas devem servir para preparar e estimular um serviço eclesial qualificado”, disse.
No início da sua homilia, D. Ilídio Leandro saudou todos os padres de Viseu e suas famílias, em particular os que celebravam aniversário de ordenação sacerdotal.
Durante a celebração foram abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, os quais são levados posteriormente para todas as paróquias, onde são utilizados na celebração dos sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Doentes.
Os padres presentes renovaram as promessas feitas na sua ordenação sacerdotal.
SN/OC